quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Curiosidades sobre Um Maluco no Pedaço

Um Maluco no Pedaço, estrelando Will Smith, é provavelmente uma das séries americanas mais famosas no Brasil, então vamos ver agora algumas curiosidades e fatos sobre o show que você provavelmente nem imaginava. E se quiser ver mais matérias curiosas clique aqui agora mesmo.

Vamos começar bem do começo, o único motivo para Will Smith tem concordado em fazer a série em primeiro lugar é porque na época ele estava devendo muita grana em impostos e precisava pagar ela rapidamente. No total eram quase $2,8 milhões que ele estava devendo, Will teve de dar 70% de seu salário ao governo durante 3 anos pra pagar suas dívidas.

Na verdade nós devemos agradecer a namorada de Smith pela série. Cansada de ver ele sem fazer nada, ela o convenceu a ir ao set do programa "The Arsenio Hall Show", na esperança de que ele encontrasse uma oportunidade de emprego que impulsionasse sua carreira. Relutantemente ele concordou e foi até lá, onde ele conheceu Benny Medina, "o príncipe de Bel-Air da vida real". Medina levou Smith a uma festa na casa de Quincy Jones, onde Smith fez uma audição de 10 minutos para o papel na frente de uma sala cheia de atores, artistas, celebridades e políticos. Jones, que se tornou o produtor executivo do programa, tinha advogados presentes que fizeram um contrato ali mesmo para Will.

Mas as coisas não foram como o esperado, Will era um rapper e não um ator, sua atuação era tão ruim nos primeiros episódios da série que a produtora chegou a considerar acabar com toda a produção. Por sorte a atuação de Smith foi ficando melhor com o passar dos meses e o show ganhou uma segunda temporada.

Outra coisa que Smith fazia muito era acidentalmente falar as falas de seus colegas junto com eles, por causa disso Will Smith não gosta de assistir os primeiros episódios da série, ele considera eles muito vergonhosos.

Mas as coisas ficaram ruins mesmo foi com a atriz Janet Hubert-Whitten, a primeira tia Vivian, ela chegou a dar broncas em Smith no set porque ela considerava ele muito brincalhão. A atriz também achava que ela deveria ter mais participação na série do que as crianças e, claro, também queria um aumento de salário. As brigas eram tão constantes que ao invés de um aumento Janet foi demitida da série no final da terceira temporada.

E ela não era a única a brigar com Will, havia uma tensão no set entre Tatyana Ali (a Ashley) e Will Smith no começo porque Smith constantemente errava suas falas.

Os bastidores também tinham muitos problemas. Em um perfil de 2017 da escritora de televisão Jenji Kohan, a colaboradora nova-iorquina Emily Nussbaum caracterizou a sala dos escritores como um ambiente de trabalho muito difícil: 
"...a sala dos roteiristas era uma bagunça tóxica. A equipe, que incluía o guarda-costas de Smith e seu primo, mantinha horas loucas e brigavam sem parar. Havia brincadeiras cruéis: alguém fez xixi na garrafa de tequila de um colega. Khan era uma das duas escritoras, e a única mulher branca. O apelido dela era Demônio Branco Vadia Judia".

A série hoje em dia pode ser um clássico, mas na época em que ela foi lançada não era bem assim, tanto que ela foi cancelada depois de sua quarta temporada, mas os fãs escreveram várias cartas pedindo para a produtora trazer ela de volta. 
A NBC renovou o programa apenas porque achou que os fãs iriam assistir a quinta temporada, afinal eles estavam mandando milhares de cartes, mas não foi bem assim. A audiência do programa era tão ruim que nem mesmo os criadores sabiam se ela iria ganhar uma quinta temporada, devido a isso os finais da terceira, quarta e quinta temporada foram escritos para serem o final definitivo da série. 
Foi Will quem quis acabar com a série de vez, para tentar uma carreira de ator em filmes.

Já se perguntou porque o personagem de Will Smith se chama Will Smith? Segundo o ator, em uma entrevista, durante a criação do programa ele e Alfonso Ribeiro (o Carlton) estavam discutindo nomes para seus personagens. Alfonso disse que Will tinha que ter cuidado ao nomear seu personagem, pois as pessoas possivelmente se refeririam a ele em público com esse nome pelo resto da vida. Smith então resolveu nomear o personagem de "Will Smith".

Mas seus nomes não são tecnicamente iguais, no show o personagem de Will Smith se chama "William" Smith, na vida real o ator se chama "Willard" Smith Jr., com seu pai sendo Willard Smith Sr.
O pai de uma das namoradas de Will na série o chama de "Williard" como uma referencia a isso.

E quanto a famosa dança de Carlton? Alfonso Ribeiro tecnicamente inventou ela. Quando Ribeiro leu o roteiro pela primeira vez ele dizia apenas "Carlton dança", sem nada específico. 
Ribeiro afirmou posteriormente em uma entrevista que a dança de Carlton foi inspirada na "dança de menino branco" de Eddie Murphy e na dança de Courteney Cox no vídeo de Bruce Springsteen: Dancing in the Dark (1984).



Jada Pinkett Smith tentou o papel de Lisa, mas ela foi rejeitada devido à falta de química com Will Smith, e sua diferença de altura. Ironicamente, eles se casaram na vida real apenas três anos depois.

O mascote da escola de Will é um pavão em referencia ao logotipo da emissora NBC, que também é um pavão.

A série ficou conhecida por ter episódios mais dramáticos do que outras séries da época, como por exemplo o que o pai de Will vem visita-lo depois de abandoná-lo por anos, e até um episódio em que Will leva um tiro, algo impensável em uma comédia de família. 
Mas esses episódios são o resultado da competitividade de Smith, ele assistiu episódios da série "Roseanne" que também eram dramáticos e pediu para os escritores de Um Maluco no Pedaço copiarem a outra série.

Apesar de interpretar um playboy carismático e muito confiante, Will Smith disse que na vida real ele era um adolescente tímido e desajeitado, muito inseguro principalmente quando se tratava de garotas.

O sobrenome de Geoffrey é Butler, isso é uma piada que é perdida na tradução, "butler" em inglês é "mordomo", que é a profissão do personagem no show.

E falando em nomes, o nome completo do personagem Nicky é Nicholas Andrew Michael Shawn Nathan Wanya Banks, ele foi nomeado em homenagem aos integrantes da banda Boyz II Men.

Já a personagem Vivian Banks foi originalmente chamada de Wendy Banks. O nome mudou quando Debbie Allen foi trazida para dirigir o episódio piloto. Tanto a mãe quanto a filha de Debbie se chamam Vivian, e ela mudou o nome da personagem quando a atriz Janet Hubert a lembrou de sua mãe.

A cena de Jazz sendo jogado para fora da casa foi gravada no próprio local, ela foi filmado cerca de quarenta vezes, mas apenas uma delas é usada durante a maioria da série. 
Para evitar erros de continuidade os produtores garantiram que Jazz usasse a mesma camisa em todos os episódios em que ele foi jogado pra fora.

Quincy Jones, o cara que escreveu a famosa música tema da série, também produziu três álbuns de Michael Jackson, são eles Off the Wall (1979), Thriller (1982) e Bad (1987). Ele também produziu a música de 1985 "We Are the World", que levantou fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Em 2013, Jones foi incluído no Hall da Fama do Rock & Roll.

E falando na abertura da série, ela na verdade foi cortada para caber nos episódios, a música original tem mais de 2 minutos, e você pode conferir ela inteira acima.

Você gostou da matéria? Então curta o nosso facebook em Real World Fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário