segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Fatos do mundo #28

Chegou a hora de você se entreter com mais uma matéria de nossa série sobre curiosidades e fatos do mundo que você provavelmente nunca viu e nem ouviu antes. E se quando você acabar você quiser ver ainda mais coisas curiosas, clique aqui e se divirta por horas.

Ao contrário do que você e milhões imaginam, piratas não andavam por aí com suas bandeiras de caveira o tempo todo, eles só usavam essas bandeiras na hora de anunciar o roubo a outros navios, e, para fingir que eles não eram piratas, os ladrões dos mares costumavam cobrir seus canhões com um pedaço de pano pintado. Eles também amarravam barris no seu navio para que ele ficasse mais lento, aí na hora de fugir ou perseguir alguém eles cortavam os barris e atingiam velocidade máxima, surpreendendo seus inimigos.

Já navios mercantes faziam o contrário, eles pintavam canhões falsos e colocavam eles em seus navios para que piratas achassem que eles estavam mais bem armados do que realmente estavam.
Na verdade nem tinha muita briga entre piratas e outros navios, normalmente ao ver a bandeira negra ser hasteada os navios simplesmente davam seus tesouros aos piratas para evitar brigas desnecessárias, já que naquela época qualquer ferimento podia ser fatal.

Acredite ou não uma das receitas mais antigas de sorvete do mundo, escrita em 1660, continha âmbar cinza em sua receita para dar um sabor extra. Mas o que exatamente é esse ingrediente? Âmbar cinza é uma secreção das baleias, seja através do vômito ou as vezes das fezes delas.

Você já ouviu falar da marca de bebidas Jack Daniels? Mas o que você não deve saber é que quem tecnicamente inventou ela foi um escravo, Nathan "Nearest" Green foi quem ensinou Jack Daniels a fazer whisky, hoje ele é creditado como o primeiro destilador mestre da empresa.

Baleias também tem sotaques, pesquisadores descobriram que eles podiam identificar onde uma baleia-jubarte nasceu pelo som que ela fazia. Baleias de locais diferentes fazem sons diferentes.

Dwayne "The Rock" Johnson estabeleceu um novo recorde no Guinness, na estréia mundial de seu filme San Andreas, na Odeon Leicester Square, em Londres, Dwayne tirou 105 selfies no tapete vermelho com seus fãs em apenas 3 minutos. 

Já se perguntou como pesquisadores e entomologistas conseguem capturar insetos para estudá-los? Eles usam um objeto chamado pooter que permite a eles "sugarem" os insetos para um copo de maneira rápida e segura.

Delírio de cristal é uma doença que faz com que as pessoas achem que elas são feitas de outros materiais, como vidro ou cristais. Essas pessoas ainda acham que podem se quebrar facilmente caso ocorra um acidente. 
Uma das vítimas mais famosas da condição foi o rei Carlos VI da França, que se recusava a permitir que as pessoas o tocassem e ainda usava roupas reforçadas para se proteger de "estilhaços" acidentais.

A salamandra-de-costelas-salientes, quando atacada, empurra suas costelas até perfurar seu próprio corpo, expondo uma fileira de ossos que agem como farpas venenosas. O comportamento, embora pareça extremo, não tem efeitos nocivos a longo prazo no animal.

Os Beatles não cantavam muitas de suas canções ao vivo, e tem motivo pra isso, elas eram complicadas e longas demais, mas então por que eles fizeram elas em primeiro lugar? É que os os gritos dos fãs nos shows dos Beatles eram tão altos, mas tão altos, que ninguém conseguia ouvir eles tocarem ao vivo, nem mesmo os próprios Beatles. Isso os levou a parar completamente de tocar ao vivo e a criar álbuns sem se preocupar em tocar nenhuma das músicas ao vivo.

É possível viver sem um coração, uma adolescente americana passou quase 4 meses de sua vida sem um, sendo mantida viva por bombas de bombeamento sanguíneo, foram no total 118 dias sem coração. Infelizmente, e ironicamente, depois de ganhar um novo coração foi que ela morreu.

Em 1901 o presidente dos E.U.A era menos racista do que os presidentes de hoje em dia. Minnie M. Cox, a primeira carteira afro-americana dos Estados Unidos, foi forçada a renunciar seu cargo devido a ameaças por cidadãos brancos locais. O presidente Theodore Roosevelt, sentindo que Cox havia sido injustiçada, fechou os correios da cidade e continuou pagando seu salário.

E falando em racismo, William Breckinridge era um capitão racista da Confederação, ele lutou para manter negros como escravos, mas depois de perder a guerra renunciou ao racismo e se tornou um defensor da igualdade racial. Ele também representou os negros no tribunal como advogado e foi até notado por um advogado negro que ele havia ajudado muitos afro-americanos em suas carreiras jurídicas.

A fabricante de armas Beretta foi fundada em 1526, ela é uma das empresas mais antigas do mundo que ainda está em funcionamento, e para ficar ainda mais doido, desde aquela época ela é um negócio familiar.

Embora você não veja, o planeta Terra é atingido por cerca de 100 raios a cada segundo. Raios são na verdade mais propensos a atingir a terra do que os oceanos.

Existe uma caverna na Romênia que foi isolada do mundo exterior por 5,5 milhões de anos, cientistas descobriram dezenas de formas de vida únicas que prosperam apenas ali, no meio dos gases e na água venenosa do local.

Todo mundo conhece Fidel Castro, mas o que poucos sabem é que o ditador era obcecado com sorvete, tanto que uma vez ele até consumiu 18 deles em uma refeição só. 
Seu amor pelo sorvete o inspirou a implementar uma indústria de laticínios em Cuba e ele até abriu sua própria sorveteria, chamada La Coppelia, que existe até hoje.

Durante a Segunda Guerra Mundial, John F. Kennedy ficou preso nas Ilhas Salomão, para se salvar o futuro presidente acabou escrevendo uma mensagem de socorro em um coco, um nativo decidiu ajuda-lo e entregou o coco à base americana mais próxima, salvando a vida do americano.

O teste do Q.I mede a inteligência certo? Errado! Alfred Binet, o criador desse teste, não o criou com a intenção de medir a inteligência das pessoas, em vez disso sua intenção era classificar a "idade mental" das crianças e identificar aquelas que não estavam se desenvolvendo bem na escola.

Devido a um erro, o dinheiro canadense não mostra folhas de bordo canadenses, mas sim folhas de bordo norueguesas. Como ambas são parecidas e consertar esse erro seria muito caro, o governo deve continuar imprimindo as notas erradas mesmo.

O McDonald's costumava usar um ingrediente conhecido como sebo bovino, que nada mais é do que a gordura bovina sólida em temperatura ambiente, em suas batatas fritas, isso para dar um sabor mais gostoso a elas. No entanto este ingrediente foi substituído por óleo vegetal devido a preocupações com itens do menu terem alto colesterol.

Em 2019 um hipster queixou-se à MIT Technology Review por usar sua imagem sem sua permissão para sugerir que todos os hipsters tem a mesma aparência, ele acabou descobrindo que a foto era de outro hipster e não dele.

Auroras boreais são causadas pelo impacto do vento solar no nosso planeta, normalmente esse impacto é pequeno e por isso as auroras só aparecem nos polos do planeta, mas em 1859 isso mudou.
A tempestade solar de 1859, também conhecida como Evento Carrington, foi uma das maiores tempestades solares geomagnéticas que já ocorreram, como resultado dela auroras boreais apareceram até mesmo em Cuba, Caribe, Austrália, Havaí e vários outros lugares. Muitos acharam que era o fim do mundo e entraram em pânico, já que a noite tinha virado dia. Para piorar ainda mais, quando as pessoas foram usar seus telégrafos para mandar mensagens as máquinas todas começaram a falhar e dar choque nas pessoas.

Por mais louco que possa parecer, no século XVIII, durante a revolução industrial, sofrer de tuberculose era considerado "legal" ou "maneiro", isso por que na época vários artistas, como compositores e poetas, sofriam da doença, então as pessoas achavam que ter tuberculose era coisa de gente chique. E isso nem é a parte mais louca...

...nessa mesma época a doença virou sinônimo de beleza! Isso porque ela causa perda de peso e palidez, o que deixava as mulheres mais bonitas e em forma, tanto que mulheres que não tinham a doença usavam maquiagem e espartilhos para parecer que tinham ela.

E por último, em 2012 um cientista russo-americano chamado Peter Turchin previu que "2020 sera um pico de violência na América com base em dados históricos". Na época todo mundo disse que seu gráfico era bobagem, e que prever o futuro baseado em datas recolhidas de acontecimentos do passado era impossível.

Real World Fatos também está no facebook, curta nossa página agora mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário