segunda-feira, 22 de junho de 2020

De onde veio o nome de seus heróis e vilões favoritos?

Nesse site você já viu várias matérias incríveis e curiosas sobre o mundo dos quadrinhos, incluindo uma sobre pessoas de verdade que serviram de inspiração para heróis e vilões da Marvel e DC. Mas só porque eles tem o rosto de uma pessoa não quer dizer que eles tenham o nome dela.
Veja agora de onde veio o nome de seus 15 heróis e vilões favoritos.

O Batman se chama assim porque ele é um cara que se veste de morcego e sai distribuindo porrada, mas seu alter ego Bruce Wayne tem uma história mais interessante, ele foi batizado em homenagem a duas pessoas diferentes, Robert the Bruce e Mad Anthony Wayne.
Anthony Wayne foi um oficial do Exército dos Estados Unidos. Ele se juntou ao exército no início da Guerra Revolucionária Americana, onde suas façanhas militares e personalidade impetuosa rapidamente lhe renderam uma promoção e o apelido de Mad Anthony (Anthony, o Louco). 
Já Robert the Bruce foi o rei dos escoceses de 1306 até sua morte em 1329. Robert foi um dos mais famosos guerreiros de sua geração, e eventualmente liderou a Escócia durante a Primeira Guerra da Independência Escocesa contra a Inglaterra. Ele lutou com sucesso durante o seu reinado para recuperar o lugar da Escócia como um país independente e é hoje reverenciado no país como um herói nacional.

Barry Allen foi o segundo personagem a usar o nome do Flash nos quadrinhos, então é justo que seu nome, assim como o do Batman, seja uma combinação de duas pessoas diferentes, Barry Grey e Steve Allen.
Barry Gray foi um apresentador de rádio que é conhecido como "O Pai do Talk Radio", enquanto Steve Allen ficou mais conhecido por ser o primeiro apresentador do The Tonight Show em 1954 e mais tarde o apresentador do The Steve Allen Show em 1956. 
O editor da DC Comics na época, Julius Schwartz, era fã de ambos, e resolveu homenagear eles com sua nova criação.

O Super Homem tem o nome mais básico dos quadrinhos, ele é Super e ele é um Homem, então ficou Super Homem, já sua identidade secreta foi mais complicada de desenvolver.
Como já dissemos aqui no site, os criadores do herói eram fãs de filme de época, por isso na hora de criar o herói eles homenagearam dois atores famosos, Clark Gable e Kent Taylor, assim nasceu o nome Clark Kent.


Já Lois Lane foi inspirada na personagem fictícia Torchy Blane, que em um de seus filmes foi interpretada pela atriz Lola Lane. 
"Como o nome Lola Lane me atraiu, chamei a minha personagem Lois Lane", disse seu criador Jerry Siegel.

Howard Stark é o pai do Homem de Ferro, Tony Stark. Tony foi inspirado pelo playboy aventureiro Howard Hughes, mas foi seu pai que recebeu o nome de Hughes como homenagem.

Bucky Barnes, o Soldado Invernal, foi uma homenagem a um amigo de seu criador.
Quando Joe Simon criou seu esboço inicial do Capitão América para a precursora da Marvel Comics, a Timely Comics, em 1940, ele incluiu um jovem parceiro no desenho. "O garoto foi chamado simplesmente de Bucky, em homenagem ao meu amigo Bucky Pierson, uma estrela em nosso time de basquete colegial", disse Simon em sua autobiografia.

O famoso Hulk ganhou seu nome de uma palavra. Hulk era uma espécie de gíria para uma pessoa grande, pesada e desengonçada, tudo que o monstro esmeralda era nos quadrinhos.

O nome Harley Queen tem duas origens, primeiro a pessoa que serviu como inspiração para a personagem se chamava Arleen Sorkin, e segundo, Harlequin é o nome de um personagem famoso.
Uma espécie de bobo da corte o Harlequim é caracterizado por seu traje xadrez. Seu papel é o de um servo despreocupado, ágil e astuto, muitas vezes agindo para frustrar os planos de seu mestre, e perseguindo seu próprio interesse amoroso.


A premiada revista Sandman tem o herói Morpheus como protagonista principal, e ambos os seus nomes foram inspirados por seres mitológicos.
Sandman (chamado no Brasil de João Pestana) é um ser do folclore de vários países, ele é aquele que vem a noite para fazer as pessoas dormirem jogando uma areia mágica em seus olhos.
Já Morpheus é o nome do deus grego do Sonho, ele pode ter qualquer forma que ele quiser e usa elas para entrar no sonho dos outros. Curiosamente a droga morfina tem seu nome derivado de Morfeu, já que ela faz os pacientes dormirem.


Deadpool é um dos personagens mais loucos de todos os tempos, e a história de seu nome não poderia ser diferente.
O personagem era basicamente uma cópia do personagem da DC Comics Deathstroke, cujo nome era Slade Wilson, por isso Deadpool foi batizado de Wade Wilson.


Provavelmente para a surpresa de ninguém o Coringa foi batizado em homenagem ao personagem histórico do Coringa, que ficou conhecido graças as gravuras em cartas de baralho.
O Coringa era basicamente um bobo da corte, e no baralho ele é uma carta moderna cujo proposito muda dependendo do jogo.


Robert Bruce Banner ganhou seu nome por um erro mesmo, seu nome era apenas Bruce Banner, mas Stan Lee tinha uma memória ruim e chamou ele por acidente de Bob em uma revista, que é um apelido pra Robert, desde então seu nome teve de ser mudado.


O anti-herói Rorschach ganhou seu nome do famoso teste psicológico chamado Teste de Rorschach ou Teste do Borrão de Tinta.
O teste consiste basicamente em dar respostas sobre com o que se parecem as dez manchas de tinta simétricas que lhe são mostradas. A partir das respostas, o perfil psicológico do paciente é traçado.


O herói Shazam tirou o seu novo nome da palavra que ele tem de pronunciar para ganhar seus poderes, e cada letra de seu nome é uma referencia a um ser diferente: Salomão (sabedoria), Hércules (força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).


O Robin foi uma homenagem a Robin Hood, mas ele também foi inspirado por um pássaro chamado Robin, que no Brasil são na verdade chamados de Tordo-Americano.

Real World Fatos também está no facebook, venha curtir a nossa página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário