segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Curiosidades sobre países #28

Bem vindos a mais uma parte da nossa série de matérias sobre países e suas várias curiosidades, hoje nós vamos focar em fatos aleatórios e interessantes que você provavelmente nem sabia. E se quiser ver ainda mais curiosidades clique aqui.

Yuma, no Arizona, recebe cerca de 4.000 horas de luz solar anualmente, mais do que qualquer outro lugar no mundo. Lá a previsão do tempo é quase sempre 90% de chances de dias ensolarados.

Pelo menos 43 prédios em Nova York, E.U.A, tem seu próprio código CEP devido ao seu tamanho e quantidade de pessoas que trabalham lá.

O médico brasileiro Dr. Werner usa impressoras 3D para fazer com que pais cegos possam "ver" os seus filhos através do tato. Ele imprime as imagens do ultrassom para que seus pais possam tocar seus filhos.

Em 2011 a Suprema Corte da Índia abriu seis dos sete cofres secretos do Templo Padmanabhaswamy e descobriu um tesouro de US$ 22 bilhões lá dentro, incluindo ídolos de ouro, elefantes de ouro, colares de diamantes de 5 metros e inúmeros sacos de moedas de ouro.

Uma tampa de um sarcófago egípcio de 3.000 anos de idade foi encontrada escondida na parede da casa de um britânico, ela na verdade foi descoberta por um leiloeiro que estava examinando a casa depois que o homem morreu.

Telefones do Garfield estão aparecendo nas praias do norte de Finistere na França há mais de 35 anos. O motivo pra isso é um contêiner que caiu de um navio de carga em uma tempestade e acabou preso em uma caverna subaquática nas proximidades.

Autoridades do Vaticano uma vez foram encarregadas de uma missão muito importante, encontrar palavras em latim para palavras do inglês moderno, eles levaram a missão a sério, ou quase, traduziram "internet" para "interrete" e e-mails para "inscriptio cursus electronici".

Na Rússia maridos podem bater em suas mulheres, desde que elas não vão parar no hospital, se elas forem eles vão para a cadeia, se não forem eles só tem de pagar um dólar de multa.

Durante o Império Otomano, herdeiros do sexo masculino eram trancados em uma parte do palácio imperial chamada kafes ("a jaula"). Eles viviam sob guarda e prisão domiciliar, a menos que conseguissem o trono. Isso era feito para evitar uma guerra de sucessão e garantir a sobrevivência da dinastia real. 

A cidade de Nova York possui a maior concentração de falcões peregrinos do mundo. Eles podem voar pela cidade aproveitando as correntes de ar dos arranha-céus. 

A Islândia tem uma das taxas mais altas de posse legal de armas em todo o mundo, o país tem cerca de 360.000 habitantes e cerca de 90.000 armas, e mesmo assim, curiosamente, ele também tem uma das menores taxas de crimes violentos do mundo. 

A chuva de peixes é um evento anual comemorado na cidade hondurenha de Yoro. Durante tempestades maciças de chuva, centenas de pequenos peixes prateados supostamente chovem do céu nas ruas da pequena cidade. 

Pelo censo de 2017, apenas 12% da população do Catar são cidadãos do Catar. Os outros 2,3 milhões de pessoas são na verdade expatriados.

Já na Suíça os pedidos de cidadania são decididos no nível municipal. Em outras palavras, se os seus vizinhos acham você muito irritante, eles podem votar para negar sua cidadania.

Na ponta noroeste da ilha norte da Nova Zelândia fica a 90 Mile Beach (Praia de 144 Km). A praia é oficialmente uma via pública, mas curiosamente ela tem apenas 88 Km de comprimento.

A ilha micronésia de Yap é conhecida por seu dinheiro de pedras, conhecido como Rai ou Fei. Eles usam grandes discos de calcita esculpidos em forma de rosca, alguns com até 4 metros de diâmetro. O dinheiro pesado ainda é usado para transações sociais, como casamentos, heranças e acordos políticos.

Na Roma antiga, o castigo por matar o seu próprio pai (parricídio) era "poena cullei" ou "penalidade do saco". Essa pena de morte consistia em ser costurado vivo em um saco junto com uma víbora, um cachorro e um galo, e depois jogado na água para que os animais entrassem em pânico dentro do saco.

Os egípcios antigos tentaram curar a cegueira misturando os olhos de porcos amassados com argila vermelha e mel, que eles então derramavam no ouvido dos pacientes. Não precisa nem dizer que isso não funcionou né?

Por mais doido que pareça a língua tcheca foi salva da extinção graças a shows de marionetes. No século XVII, o católico Ferdinand II forçou os tchecos protestantes a falar em alemão e baniu o idioma tcheco. Os bonecos eram a única coisa com o direito de falar tcheco em locais públicos, e esses shows carregaram a língua inteira por um bom tempo.

E por último um italiano de 101 anos sobreviveu à gripe espanhola e à Segunda Guerra Mundial e agora também venceu a batalha contra o Covid-19. Ele nasceu em 1919, enquanto a pandemia de gripe de 1918 ocorria em sua cidade natal, Rimini.

Real World Fatos tem uma página oficial, deixe a sua curtida e ative as nossas notificações para ver mais matérias curiosas e divertidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário