quinta-feira, 2 de abril de 2020

Qual a diferença entre... #4

Existem muitas coisas parecidas mas que na verdade são bem diferentes, e é comum que as pessoas se confundam e acabem trocando elas em algum momento, por isso nessa série de matérias você vai saber exatamente qual a diferença entre...

História e estória

Antes de mais nada é bom saber que a palavra "estória" é considerada um arcaísmo, ou seja, ela é uma palavra muito antiga (do século XIII), que praticamente não é mais usada. Mas então qual a diferença? Antigamente era usado história para relator fatos históricos, coisas que realmente aconteceram, e estória era reservado para ficção, coisas que não aconteceram. Mas em 1943 a Academia Brasileira de Letras resolveu mudar isso e desde então "história" passou a ser usado tanto para acontecimentos reais quanto ficcionais, e "estória" não é mais usada para nada.

Escultura e estátua

Toda estátua é uma escultura, elas representam tanto seres reais quanto imaginários. Escultura é o nome da arte com que essas estátuas são feitas, e nem toda escultura é uma estátua, imagine por exemplo uma parede esculpida com desenhos, isso é uma escultura mas não uma estátua.

Estátua e imagem

A grande diferença é o que está sendo esculpido, se ela representar um ser real ou imaginário qualquer é uma estátua, se ela representar algo religioso como uma divindade, santo ou um anjo, aí ela é chamada de imagem.


Estátua e estatueta

Aqui a diferença é apenas o tamanho, estátuas são em tamanho natural ou aproximado, ou seja uma estátua de uma pessoa tem o tamanho aproximado daquela pessoa que foi esculpida. Estatuetas são menores, normalmente podem ser pegas na mão e carregadas sem problemas.


Poesia e poema

Poesia é o nome dado para qualquer texto que expresse a emoção do escritor, isso inclui basicamente tudo que possa ser escrito como por exemplo poemas, canções, textos narrativos, peças publicitárias, pinturas e até roteiros de filmes e jogos. Já poema é um tipo de texto caracterizado por versos, estrofes, rimas e ritmo.

Filme e longa

"Longa" é um jeito abreviado de se dizer longa-metragem, todo longa é um filme, mas ele é definido pelo seu tempo. 
No Brasil um longa metragem tem duração de pelo menos 70 minutos. Nos E.U.A, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e o American Film Institute definem um longa pela duração de 40 minutos ou mais. Porém, a Screen Actors Guild exige um mínimo de 80 minutos.

Game e jogo

"Game" começou apenas como a palavra em inglês para "jogo", mas hoje já não é bem assim, com a popularização dos vídeo-games nas últimas décadas a palavra passou a ser sinônimo de qualquer jogo eletrônico, enquanto jogo é usado para qualquer tipo de brincadeira ou competição entre duas ou mais pessoas.

Rifle e espingarda

Rifle é o nome genérico dado para toda arma de fogo longa mas portátil com cano raiado, já espingardas tem cano liso. Canos raiados fazem a bala girar antes de ser disparada, o que aumenta a precisão do tiro, ajuda na estabilidade do projétil e melhora a aerodinâmica do tiro, armas lisas não fazem nada disso.

Pistola e revólver

Revolver são armas de fogo com um cilindro giratório, é lá onde fica a munição, já pistolas tem pentes, e é lá onde fica a munição delas. 
Revolveres eram mais usados antigamente, como por exemplo pelos famosos cowboys, hoje em dia a maioria dos exércitos do mundo usam pistolas.

Meteoro e cometa

O núcleo de um cometa é normalmente uma grande pedra de gelo que em geral possui vários quilômetros de diâmetro. A grande maioria dos meteoros que vemos são produzidos por pedras menores, algumas são menores do que um centímetro.

Meteoro e meteorito

A única diferença entre eles é que os meteoritos são pedras que, diferentemente do meteoro, sobrevivem à entrada na atmosfera da Terra e chegam a cair no chão. Meteoros normalmente se desfazem na atmosfera e não chegam tão longe.

Aerólito, siderito e siderólito

A única diferença é o material que eles são compostos, aerólito são rochosos, sideritos são metálico e siderólito são metálico-rochosos. Todos são provenientes do espaço e são tipos de meteoritos.

Tráfego e tráfico

Tráfego é usado para indicar um grande fluxo de carros, motos, caminhões e veículos em geral, já tráfico é usado para se referir a comércios ilegais, por exemplo: havia muito tráfico de escravos no Brasil, o que gerava um grande tráfego marítimo de navios negreiros.

Coronel e colonel

Coronel é uma patente militar comum no exército, marinha e aeronáutica, e colonel é exatamente a mesma coisa, só que esse ranking de patente é usado apenas em países de língua inglesa.

Cavaleiro e cavalheiro

Cavalheiro era o nome dado a um homem nobre, a palavra então passou a ser usada para se referir a homens educados e gentis. Já cavaleiro são homens que andam a cavalos. 
A confusão vem do fato de que muitos cavaleiros medievais também eram cavalheiros, eles eram conhecidos por serem nobres muitas vezes bem educados.

Se você gostou da matéria venha conhecer o nosso facebook em Real World Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário