Loading...

segunda-feira, 9 de março de 2020

De onde veio o nome de suas bandas brasileiras favoritas? #2

Chegou a hora de ver a inspiração do nome de mais algumas de suas bandas brasileiras favoritas, afinal ainda tem muita gente que prefere música nacional. 
E se você quiser ver de onde veio o nome de seus artistas, bandas internacionais, rappers e grupos de rap, clique aqui e se entretenha por horas.

A Nação Zumbi se batizou assim porque o grupo se identifica com o movimento estético conhecido como afrofuturismo, que une elementos africanos e ficção científica. Dos africanos veio a nação, e da ficção vieram os zumbis. Mas o nome também é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares.

Esses aqui decidiram se chamar de Pato Fu em alusão a uma tirinha em que o gato Garfield lutava gato-fu. Segundo a vocalista Fernanda, os integrantes da banda são desajeitados como patos e, por isso, todos optaram por trocar "gato" por "pato".

O Teatro Mágico retirou seu nome e as suas canções das obras de Hermann Hesse, escritor alemão ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, o autor apresentou o conceito de um teatro mágico em seu livro "O Lobo da Estepe" de 1927.

A origem do nome Novos Baianos surgiu de uma apresentação na Rede Record, quando, ainda sem nome definido para o grupo, o coordenador do festival, Marcos Antônio Riso, gritou "Chama aí esses novos baianos!".

O nome Secos e Molhados foi criado por João Ricardo quando, nas proximidades de Ubatuba, em um dia chuvoso, ele viu uma placa de armazém balançando, nela estava anunciando "Secos e Molhados".

O nome Los Hermanos foi escolhido por Marcelo Camelo, mas ele não vem acompanhado de nenhuma história, como ele mesmo diz, Camelo apenas escolheu o nome aleatoriamente e gostou de como ele soava.

Krisiun é uma banda brasileira de death metal, seu nome deriva de um mar lunar chamado "Mare Crisium".

O nome Acústicos e Valvulados tem tudo a ver com o rockabilly, pelo menos segundo o seu criador. "Acústicos" faz referência aos instrumentos acústicos, e "Valvulados" aos amplificadores. A frase foi retirada de uma fanzine dos anos 90.

O Ave Sangria inicialmente era chamado de Tamarineira Village, o conjunto mudou de nome por sugestão de uma cigana que os integrantes conheceram no interior da Paraíba.

Quando a banda gaúcha Cachorro Grande começou a tocar, eles não tinham um repertório próprio e costumavam fazer covers dos Beatles, Rolling Stones, The Who e outros considerados "cachorros grandes" da industria musical.

Móveis Coloniais de Acaju é com certeza um nome único, ele seria uma referência à Revolta do Acaju, na qual índios javés que produziam móveis coloniais em cedro (acaju) teriam se unido a portugueses, em 1813, para expulsar invasores ingleses da Ilha do Bananal, no Tocantins. Só que essa Revolta nunca aconteceu de verdade, ela é apenas uma lenda urbana.

O Bittencourt Project tem um nome complicado mas de origem simples, a banda era o projeto do guitarrista Rafael Bittencourt, que queria um projeto mais pessoal e intimista do que sua antiga banda.

O nome Chiclete com Banana deu-se pela grande mistura de ritmos que a banda fazia. Nildão, um cartunista e artista gráfico foi o responsável pelo nome "inovador".

Chimarruts é uma alusão a bebida chimarrão e o termo "rruts" é uma alusão ao reggae. A banda é do Rio Grande do Sul, onde tomar chimarrão é uma coisa comum.


A banda Dazaranha se inspirou em uma ilha de Florianópolis conhecida como Ilha das Aranhas para o seu nome, e também em uma praia cuja uma parte se chama Canto das Aranhas. 
De acordo com o guitarrista da banda, Moriel Costa, os integrantes conheciam a Ilha das Aranhas apenas de longe, mas o grupo sempre se reunia no Canto das Aranhas para surfar. "Era um lugar meio tenebroso. Nós íamos pegar ondas e dormíamos ali algumas noites. Comíamos mariscos, pescávamos. Então, a gente chamava de 'dazaranha' quem conseguia passar mais que uma noite ali", contou.


Em 2009 Supla e João Suplicy decidiram se juntar em uma dupla pela primeira vez, utilizando o nome sugerido pelo empresário Bernard Rhodes, ex-empresário do The Clash, Brothers of Brazil. O nome faz alusão ao fato de que eles são irmãos de verdade ("brothers" em inglês), e que embora se apresentem no exterior ambos são brasileiros.


O 14 Bis é uma homenagem ao 14 Bis, um aeroplano unido a um balão de número 14, feitos por Santos Dumont em meados de 1906, seu nome "14-bis" significa "14 de novo", porque a primeira versão dele veio sem o balão, cuja função era reduzir o peso do aeroplano e facilitar a decolagem.


Similarmente a banda de vida curta The Sputniks foi influenciada pela sonda espacial chamada Sputnik. A banda na época era considerado pelos seus criadores um conjunto moderno e, portanto queriam ter um nome moderno.

Renato e Seus Blue Caps não tiveram muita criatividade na hora de escolher um nome, eles apenas roubaram o de outra banda. 
Eles começaram sua carreira com o nome Bacaninhas do Rock da Piedade, mas ele foi censurado e o grupo teve de mudar de nome, dessa vez eles se "inspiraram" em um conjunto norte-americano de rock and roll e rockabilly chamado "Gene Vincent and His Blue Caps". Como ninguém no grupo se chamava Gene eles mudaram para Renato, em referencia ao cantor Renato Barros.


A Banca é um banda formada pelos integrantes do ex-Charlie Brown Jr. seu nome vem da gíria "banca", que significa algo como turma, galera, pessoal, etc. No caso então eles seriam "A Banca do Charlie Brown Jr".

Real World Fatos também está no facebook, deixe a sua curtida lá e depois leia mais matérias interessantes como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...