quinta-feira, 29 de julho de 2021

A origem do nome de espécies de peixes

Você já viu de onde veio o nome das raças de cães, gatos e pássaros, mas muita gente ainda prefere os peixinhos na hora de escolher uma companhia. Então nada mais justo do que você descobrir de onde veio o nome de algumas espécies de peixes que você com certeza já ouviu falar.

Vamos começar com a queridinha do oriente, a Carpa, seu nome vem do alemão "karpfen", através do latim "carpa". Mas o que o nome significa? Provavelmente nada, é só o nome que nossos ancestrais deram ao peixe mesmo.
Mas no Japão essas carpas coloridas são chamadas de Koi, que é um homofono de "amor" e "afeição", por isso eles consideram ter essas carpas um sinal de boa sorte.

O Peixe-dourado não podia ter um nome mais óbvio, ele se chama assim porque suas escamas tem uma cor que lembra o ouro. Curiosamente esses peixinhos também são da família das carpas.

Similarmente temos o famoso Dourado, também chamado por aqui de Pirajuba. Dourado e Doirado são referências a sua cor dourada, já Piraju e Pirajuba se originaram do tupi antigo "piraîuba", que significa "peixe amarelo" ("pirá" significa peixe e "îuba", amarelo).

O Baiacu também tem seu nome do tupi antigo, dessa vez da palavra "baîaku". Já seu nome internacional, Fugu, vem do japonês, que provavelmente significa algo como "peixe que infla".

Existem duas explicações para o nome das piranhas, e ambas vieram dos índios Tupi. Piranha pode ser a junção dos termos tupis "pirá" (peixe) e "anha" (dente), significando então "peixe com dentes", um nome muito apropriado. Mas ele também pode ser a junção dos termos tupis "pira" (pele) e "raim" (o que corta), significando "corta a pele", outro nome muito apropriado para esse peixe.

O Salmão ganhou seu nome do antigo latim "salmon" que provavelmente significa algo como "saltador", isso porque o peixe costuma saltar para fora d'água quanto se locomove.

O Robalo também é chamado de Camuri, seu primeiro nome vem da palavra "lobarro", que é o aumentativo da palavra lobo. Já Camuri e Camurim são oriundos do tupi "kamu'ri".

O Linguado pode ter ganhado esse nome porque ele é achatado igual uma língua, já seu outro nome, Areeiro, vem do fato dele se esconder na areia do fundo do mar na hora de se proteger de predadores.

O nome da Tilápia provavelmente vem da latinização do Tswana (uma língua banta escrita em alfabeto latino), mais precisamente da palavra "thiape" que significa "peixe".

Os Pacus também vieram dos nativos Tupis, eles chamavam o peixe de "pacau", que significa algo como "comer desperto", provavelmente uma referencia ao fato desse peixe se alimentar de quase tudo, de frutas e caranguejos até detritos orgânicos.

O Pirarucu ganhou seu nome devido a sua cor avermelhada, ele também vem do Tupi, com seu nome sendo a junção das palavras "pirá" (peixe) e "urucum" (vermelho).

Pirapitinga deriva do tupi antigo "pirápitinga", que significa algo como "peixe pintado", uma alusão ao peixe ter duas cores distintas.

Esse peixe se chama Brachyplathystoma filamentosum, mas nós brasileiros chamamos ele de Piraíba, ainda bem né? Piraíba também é um termo de origem tupi, ele significa "peixe ruim", através da junção de "pirá" (peixe) e "aíba" (ruim).
Seu outro nome, Piratinga, significa "peixe branco" em tupi, uma referencia a sua barriga esbranquiçada.

O Lambari vem de duas palavras Tupis, são elas "ara" e "ueri". Seu outro nome, Piaba, também vem do Tupi, da palavra "pi'awa", que significa "pele manchada", isso porque ele tem uma pequena manchinha preta em sua pele.

Similarmente o Pintado ganhou esse nome devido as suas várias manchinhas nas escamas, que podem variar de tamanho e formato dependendo do peixe.

Tucunaré vem do Tupi "tucun" (árvore) e "aré" (amigo). Existem duas versões de porque os nativos deram esse nome ao peixe, a primeira diz que é porque ele gostava de se esconder perto das palmeiras espinhentas que cresciam perto dos rios, a outra diz que é porque eles tem espinhos similares ao de algumas espécies de árvores. Nós provavelmente nunca vamos saber a verdade.

Traíra, Taraíra, Tararira e Tarira, todos os nomes desses peixe se originaram da mesma palavra, eles vem do tupi "tare'ira".

O Peixe-palhaço provavelmente ganhou seu nome devido as suas cores brilhantes, que lembram um palhaço de rosto pintado. Já seu outro nome, Peixe-Anêmona, vem das Anêmonas-do-mar, uma espécie de antozoários parecido com uma planta, que normalmente serve de moradia para o peixinho.

O Peixe-cirurgião, ou Acanthuridae, tem o seu nome devido a uma espécie de espinho, ou "garra", encontrado perto da cauda deles, esse instrumento de defesa é chamado de "bisturi", igual o de um médico cirurgião. Também é daí que vem o seu segundo nome, derivado das palavras gregas "akantha" e "oura", que se traduzem livremente em "espinho" e "cauda".

Real World Fatos também está no facebook, deixe a sua curtida agora mesmo e se entretenha com nossas melhores matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário