segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Curiosidades sobre Jet Li

Aqui em nosso site você já leu matérias curiosas sobre Jackie Chan e Bruce Lee, então nada mais justo do que você ler agora mais curiosidades sobre outro homem que virou uma lenda dos cinemas, principalmente dos filmes de artes-marciais. Confira agora mesmo algumas curiosidades e fatos interessantes sobre Jet Li.

Se você leu as outras partes dessa série de matérias você já deve imaginar que o nome de Jet Li não tem nada de Jet Li, na verdade ele se chama Li Lianjie. Ele ganhou seu nome de palco em 1982 nas Filipinas, quando uma empresa de publicidade pensou que seu nome verdadeiro era difícil demais de se pronunciar. Eles compararam sua carreira a de uma aeronave, porque ela iria "decolar" o mais rápido possível, por isso  colocaram o nome Jet Li nos pôsteres de filmes. "Jet" em inglês significa "Jato", igual a uma aeronave.
Dizem que Li também ganhou esse apelido porque seus movimentos eram rápidos e graciosos.

Li nasceu em Pequim, China e era o caçula de dois meninos e duas meninas. Quando ele tinha apenas dois anos seu pai faleceu e sua família passou a viver na pobreza. 
O garoto tinha oito anos de idade quando seu talento para as artes marciais, especialmente o Wushu, foi notado pela primeira vez, isso aconteceu enquanto ele praticava a luta em um curso de verão escolar. Ele era tão bom que foi convidado a participar de um torneio Wushu e acabou se  juntando a equipe Beijing Wushu, que fez uma exibição de artes marciais nos Jogos Nacionais da China. 
Os renomados treinadores Li Junfeng e Wu Bin também notaram o talento nato de Jet Li, eles fizeram esforços extras para ajudar o garoto a se desenvolver cada vez mais, Wu Bin chegou até a comprar comida para a família de Li porque eles não tinham dinheiro para comprar carne, que era considerada essencial para a condição física dos atletas. 

Depois de muito treinamento um Li de apenas 12 anos competiu contra adultos no Campeonato Chinês de Wushu. Mesmo lutando contra homens que já estavam em seus 20 anos. Li ganhou quinze medalhas de ouro e uma medalha de prata durante sua carreira como lutador. 
Durante o recebimento de medalhas no pódio, mesmo Li estando no primeiro lugar, ele ainda era mais baixo do que o segundo e o terceiro colocados.

De acordo com o próprio Li, uma vez, quando criança, depois que a equipe nacional chinesa de Wushu foi se apresentar para o presidente Richard Nixon nos Estados Unidos, ele foi convidado por Nixon para ser seu guarda-costas pessoal, Li então respondeu: "Não quero proteger ninguém. Quando crescer, quero defender meus um bilhão de compatriotas chineses!". 
Ironicamente anos depois Li desistiria de sua cidadania chinesa para ir morar nos E.U.A e na Singapura.

Ao contrário de Jackie Chan, Li estudou e dominou vários estilos de artes marciais, Li é um mestre de vários estilos de wushu, especialmente Chángquán (estilo longfist do norte) e Fānziquán (punho caído). Ele também estudou  Baguazhang (palma dos oito trigramas), Taijiquan (punho supremo), Xing Yi Quan (punho com forma), Zui Quan (punho bêbado), Ying Zhao Quan (punho com garra de águia) e Tanglangquan (punho do louva-a-deus). Ele não aprendeu Nanquan (punho do sul), porque seu treinamento se concentrava apenas nos estilos Shaolin do norte. 
Ele também domina as principais armas do wushu, como Sanjiegun (cajado de três seções), Dao (espada larga), Gùn (cajado longo) e Jian (espada reta).
Em seus filmes Li não gosta de dar tapas, ele acredita que isso não é luta, é apenas algo que é considerado rude em várias culturas, então ele prefere não fazer. 

Na verdade foram as artes marciais de Li que abriram caminho para ele se tornar um ator, começando a fazer filmes de artes marciais chineses em 1982.
Seu filme Shaolin Temple foi tão bom que Templos Shaolins de verdade começaram a reaparecer na China devido ao interesse renovado das pessoas neles.

Li estrelou o filme High Risk em 1995, onde ele interpreta um capitão que fica desiludido depois que sua esposa é assassinada por senhores do crime. Ao longo do caminho, ele se une a um ator excêntrico, Frankie (interpretado por Jacky Cheung), e começa a se envolver em uma série de batalhas violentas em um prédio. 
A parte curiosa é que o diretor Wong Jing teve uma experiência tão terrível trabalhando com Jackie Chan no filme anterior de Jing, City Hunter, que ele escolheu fazer do personagem de Cheung uma sátira maldosa de Jackie Chan. Jet Li posteriormente se desculparia publicamente com Chan por participar do filme.

Jet Li só chegaria aos cinemas americanos em 1998, quando ele estreou no filme Máquina Mortífera 4, que também marcou a primeira vez que ele interpretou um vilão em um filme. 
O longa se tornou um sucesso de bilheteria, o engraçado é que na época Li nem sabia falar inglês direito. Li só concordou em fazer o filme depois que o produtor Joel Silver prometeu dar-lhe o papel principal em seu próximo filme, Romeu Tem Que Morrer (2000).

Muita gente não sabe disso mas Jackie Chan foi analfabeto por grande parte de sua vida, na verdade talvez ele ainda seja, ele nem ao menos escrevia seu próprio nome em seus cartões de crédito. Devido a isso um rumor começou a circular de que Jet Li também seria analfabeto, mas parece que isso não é verdade. 
O que aconteceu é que Li teve problemas em memorizar suas linhas no filme Os Senhores da Guerra de 2007, o que fez com que seu colega de equipe Peter Chan se referisse a ele como analfabeto, mas como uma brincadeira. Mesmo assim na época vários sites de noticia falaram sobre o ocorrido como se fosse um fato.

Jet Li poderia ser muito mais famoso do que ele é, isso porque o cara recusou vários papeis em filmes que acabaram sendo um sucesso enorme. 
Li recusou o papel de Chow Yun-fat em o Tigre e o Dragão (2000) porque prometeu à sua esposa que não faria filmes durante a gravidez dela. Ele também recusou o papel de Seraph na trilogia Matrix, porque o estúdio queria gravar todos os movimentos de Li e colocar eles em uma biblioteca digital, para piorar no fim das gravações o direito de todos os movimentos de Li ficariam com o estúdio. Ele recusou sem pensar duas vezes.

Li também foi contratado para interpretar o personagem Kato no filme O Besouro Verde de 2011. O filme em si não foi um grande sucesso, mas esse papel uma vez pertenceu a Bruce Lee, então seria incrível para Jet pegar ele. Mas depois de vários problemas o filme foi para outro estúdio, Li porém não foi junto.

Em julho de 2001, Li concordou em produzir e estrelar um filme de ação com Jackie Chan, que seria lançado em 2002 ou 2003, mas nenhuma notícia veio à tona até 2006. 
Em 2002 o filme épico de artes marciais "Hero" foi lançado no mercado chinês. O longa foi um sucesso comercial e crítico e se tornou o filme de maior bilheteria na história do cinema chinês na época. Além disso ele era o terceiro filme de língua estrangeira com maior bilheteria na América do Norte.

Li é mais do que apenas um lutador e ator, ele tem seu próprio programa fitness. Em 2009 ele lançou seu programa de condicionamento físico chamado Wuji. O programa consiste em elementos de artes marciais, yoga e pilates. 
A Adidas até lançou uma linha de roupas especiais, com as iniciais "JL" em homenagem a Li.

Em 2013 Li revelou ao mundo que ele sofre de hipertireoidismo e que na verdade tinha lidado com o problema nos últimos três anos. Sua frequência cardíaca pode atingir de 130 a 140 em repouso, ele toma remédios para controlar isso mas foi aconselhado a não fazer nenhum tipo de exercício, muito menos artes marciais e filmes de ação.

Em 2004 Jet Li conseguiu escapar de um tsunami nas Ilhas Maldivas, assim que a primeira onda atingiu ele pegou suas filhas, e junto com a babá correu para a segurança. Mesmo assim a mídia passou a noticiar que o astro havia falecido no desastre, mas ele conseguiu escapar apenas com um pé machucado.

Gostou da matéria? Então venha curtir o nosso facebook para ver mais igual ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário