quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Veja de onde vieram algumas das frases mais famosas da história

Frases tem o poder de durar através do tempo e da história, mesmo que seu significado original tenha sido completamente perdido, mas muitos nem ao menos sabem de onde ela veio, porém você vai saber agora.
Veja de onde vieram 13 das frases mais famosas da história e depois curta o nosso facebook em RWF.

"Ser ou não ser, eis a questão", quem nunca ouviu isso? Ou até falou isso para parecer esperto? Essa frase veio de ninguém menos do que William Shakespeare, mais precisamente de sua peça Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato.
Mas o que ele queria dizer com isso? Basicamente é um jeito complicado do personagem perguntar se ele deveria continuar vivendo ou apenas se matar e acabar com o seu seu sofrimento.
Embora essa frase é tudo que as pessoas se lembrem, o texto completo fica assim: "Ser ou não ser, eis a questão, será mais nobre em nosso espírito sofrer pedras e flechas com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja, ou insurgir-nos contra um mar de provocações e em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir". 
É... não é atoa que ninguém decora ele inteiro.

"Só sei que nada sei", essa frase incrivelmente confusa é atribuída a um filósofo (claro), ninguém menos do que Sócrates, mas não existem registros de que ele tenha mesmo falado isso. Basicamente ele queria dizer que é impossível se saber algo com certeza absoluta.
Curiosamente Sócrates era contra escrever seus ensinamentos, então ele odiaria essa gente que fica postando as frases dele em redes sociais para parecer mais esperto, ele sabia que quando a frase é usada sem contexto ninguém aprende nada com ela.

E falando em frases que podem nunca ter sido ditas nós temos "Independência ou morte!". Muitas coisas daquele dia foram mudadas para fazer Dom Pedro parecer melhor aos olhos da história, por exemplo, ele nunca montou um cavalo branco, mas sim uma mula de carga, vestido como um tropeiro e sofrendo de caganeira.
Pedro teria gritado essa frase no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, para declarar a independência do nosso país de Portugal. A frase em si porém está super incompleta, Dom Pedro não teria dito só isso e ido a luta, ele fez um discurso completo:
"Laços fora, soldados! As cortes querem mesmo escravizar o Brasil. Cumpre, portanto, declarar já a nossa independência. Desde este momento estamos definitivamente separados de Portugal: Independência ou Morte seja a nossa divisa!"


"Nossa vida é feita pela morte dos outros", essa famosa frase foi dita por ninguém menos do que o famoso artista e inventor Leonardo da Vinci, e ela era bem direta, significa que é impossível passar pela vida sem conhecer a morte em algum momento.
Leonardo, acredite ou não, costumava trabalhar com cadáveres em seu dia a dia para aprender anatomia humana, sua vida era rodeada de mortos.

Outra frase filosófica é a famosa "Penso, logo existo". A frase foi dita pelo filósofo e matemático francês René Descartes. Em geral ela é traduzida para o português como "penso, logo existo" mas é mais correto traduzi-la como "penso, portanto sou". 
Mas o que ele quis dizer com isso? Ele quis dizer que mesmo que ele duvide de tudo, ele não pode duvidar de sua dúvida... filósofos não é mesmo?

"Deus está morto" é provavelmente a frase mais famosa de Friedrich Nietzsche, um filósofo alemão. Mas o que ele quis dizer com isso exatamente? A frase nunca foi literal, ele apenas quis dizer que o movimento conhecido como Iluminismo tinha acabado com a possibilidade da existência de um ser divino, e que Cristãos não estavam mais seguindo a Bíblia como eles costumavam fazer no passado. 
Mas é claro que as pessoas tiraram ela de contexto e rolou uma confusão histórica, com as pessoas achando que o filósofo quis dizer que o Deus Cristão tinha falecido de maneira literal.

"Olho por olho, dente por dente", essa frase tem uma história complicada, ninguém sabe exatamente quem a criou mas ela inspirou os chamado Códigos de Hamurabi, escritos pelo rei Hamurábi em aproximadamente 1772 a.C. São no total 282 leis em 3600 linhas.
Essa frase em particular é a Lei da Retaliação, de maneira direta significa que se alguém te ferra de alguma maneira, você deve ferrar ela da mesma maneira.


"Tentar é o primeiro passo rumo ao fracasso", essa frase derrotista foi dita por ninguém menos do que Homer Simpson, e se tornou uma citação popular, principalmente na internet.
A frase foi dita no nono episódio da nona temporada de Os Simpsons por Homer (dublado por Dan Castellaneta), mas ela foi provavelmente escrita pelo roteirista do episódio Dan Greaney, que também foi o escritor que "previu" que Donald Trump seria o presidente dos E.U.A em outro episódio da série.
Ela significa que você simplesmente não pode falhar se nunca tentar algo, o contrário de frases motivacionais populares em livros e sites de auto-ajuda. 


Outra frase famosa de Dom Pedro I foi "Diga ao povo que fico!", mas ela na verdade está errada, o correto seria dizer "Digam ao povo que fico!". 
Ele teria falado isso no dia 9 de janeiro de 1822, hoje conhecido como Dia do Fico. Neste dia, o então príncipe regente, declarou que não cumpriria as ordens das Cortes portuguesas, que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.
A frase completa seria: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico."


"Um por todos e todos por um", essa icônica frase já apareceu em filmes, desenhos, livros e jogos, mas qual sua origem verdadeira? Embora ela tenha ficado famosa por ser o lema dos Três Mosqueteiros, um livro que foi lançado em 1844, ela é muito mais antiga do que isso.
"Unus pro omnibus, omnes pro uno" é uma frase em latim que está sendo usada desde 1618, a frase foi apenas popularizada pelos Mosqueteiros, mas além disso ela também é o lema não-oficial da Suíça. 
Quem inventou ela não se sabe, a citação mais antiga que temos certeza foi feita em uma reunião em 1618 entre líderes das comunidades boêmia, católica e protestante, onde um representante dos protestantes leu uma carta que dizia: 
"Como eles também pretendiam absolutamente prosseguir com a execução contra nós, viemos a um acordo unânime entre nós de que, independentemente de qualquer perda de vidas e membros, honra e propriedade, permaneceríamos firmes, com todos por um e um por todos... nem seríamos subservientes, mas sim ajudaríamos lealmente e protejam-se ao máximo, contra todas as dificuldades."


"A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar", essa frase foi dita por Martin Luther King Jr., ela significa que as pessoas tem de se juntar para acabar com a injustiça social, porque ela sempre pode se espalhar.
A frase foi dita em uma carta que King escreveu enquanto estava preso, o objetivo dela era dar uma resposta aos que criticavam King e o movimento social que ele representava, mas como sempre a frase foi "cortada", o paragrafo original se lê: 
"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar. Somos apanhados em uma rede inescapável de mutualidade, amarrada em uma única peça de roupa do destino. Qualquer coisa que afeta um diretamente, afeta todos indiretamente."


"Posso imaginar em minha mente um mundo sem guerra, um mundo sem ódio. E posso imaginar-nos atacando esse mundo, porque eles nunca esperariam", essa frase, embora tenha um tom sombrio, era na verdade originalmente uma piada feita pelo comediante americano Jack Handey.
Handey é conhecido por suas piadas rápidas de apenas uma linha, essa aqui em particular foi escrita em seu livro Deep Thoughts: Inspiration for the Uninspired, de 1992, ela acabou se espalhando pela internet ficando cada vez mais famosa, mesmo que muitos tenham esquecido de que ela é apenas uma piada.


"Você tem inimigos? Bom. Isso significa que você defendeu alguma coisa em algum momento de sua vida", essa frase inspiradora teria sido dita pelo politico britânico Winston Churchill. Significa de uma maneira simples que alguém sempre vai descordar de você, e é impossível agradar a todos e manter uma opinião própria ao mesmo tempo.
O problema é que não existem registros de que Churchill tenha realmente dito isso, ela não aparece em nenhum documento escrito por ele, nem por seus aliados próximos. Uma frase similar porém foi escrita pelo romancista francês Victor Hugo, que disse em seu livro Things Seen de 1845, "Você tem inimigos? Ora, é a história de todo homem que fez um grande feito ou criou uma nova ideia".

Depois de ler a matéria venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos. Lá temos mais matérias legais esperando por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário