quinta-feira, 26 de setembro de 2019

14 curiosidades bizarras que você não conhecia

Chegou a hora de mais uma matéria em parceria com o site Sem Deboche, hoje você vai ver 14 curiosidades que chegam a ser bizarras. 
E se depois de ler essa matéria você quiser ver mais curiosidades clique aqui e se entretenha com nossas melhores matérias sobre esse tema. E não deixe de ler nossa primeira parceria com o Sem Deboche "13 coisas de nosso cotidiano que você nem sabe pra que serve".


É verdade, quer queira acreditar ou não gatos ainda são carnívoros, e quando eles ficam sem comida esses felinos não pensam duas vezes antes de comer cadáveres, incluindo o de seus próprios donos.
Embora cães e gatos sejam seres domesticados eles ainda tem instintos selvagens, quando uma pessoa morre o pet entra em um estado de confusão, ele tenta "acordar" a pessoa mordendo ela, o que ativa seus instintos de caçadores levando eles a começar a comer os cadáveres. Normalmente eles começam pelo rosto, pescoço e qualquer área exposta.

A cada 10 segundos de um beijo você "troca" 80 milhões de bactérias com seu amante. Quanto mais um casal se beija mais bactérias eles trocam, depois de apenas algumas horas as bactérias de suas bocas começam a se igualar. 
Mas isso não é necessariamente algo ruim, quanto mais bactérias você for exposto maiores são as chances de criar uma imunização contra ela, mas claro que isso vai depender de qual bactéria seu amante tem na boca.

Nós perdemos entre 0,03 e 0,09 g de pele a cada hora. Isso parece quase nada, mas ao longo da vida isso soma cerca de 35 a 40 kg, ou aproximadamente metade do seu peso corporal dependendo do quão gordinho ou magrinho você é. 
A maior parte disso é na forma de pequenos flocos, que constituem um dos principais "ingredientes" do pó da sua casa.


A maioria de nós pensa no muco como algo que sai do nariz, mas a verdade é que ele também é secretado na traqueia e em outros tubos que transportam o ar pelos pulmões, onde é tecnicamente chamado de catarro. 
Onde quer que seja produzido, o muco é uma mistura de água e proteínas, e a maioria dele é empurrado para o fundo da garganta onde é então engolido quer você queira ou não.
Uma pessoa saudável engole catarro cerca de duas vezes por minuto, o objetivo dele é "grudar" em qualquer detrito que você possa ter respirado, e impedir que eles cheguem no seu pulmão.

Acredita-se que o motivo pra isso seja simples, uma boa parte das pessoas não lava a mão ao sair do banheiro, incluindo aqueles que preparam seu cafezinho em cafeterias e no escritório. 
Mesas, geladeiras, teclados e mouses são ainda mais sujos do que as xícaras de café.

Estamos falando da Oestridae, uma família de moscas que inclui espécies cujas larvas são parasitas internos de diversas espécies de mamíferos. Algumas espécies instalam-se na carne do hospedeiro, enquanto outras preferem as vísceras.

As "mariposas vampiro" pertencem ao gênero Calyptra, que contém 17 espécies, oito delas foram relatadas vampirizando mamíferos, incluindo humanos, em estado selvagem, e duas delas beberam sangue humano em laboratório. 
Essas mariposas se alimentam normalmente perfurando frutas para sugar o suco. Beber sangue é algo que elas fazem de maneira opcional, ele não é realmente parte de sua dieta.

A Naegleria fowleri é uma ameba  que pode ser encontrada na água ou  no solo, sendo a única espécie de Naegleria que pode infectar seres humanos. É comumente conhecida pelo nome carinhoso "ameba comedora de cérebros".
Após a infecção, você pode começar a notar os sintomas em apenas cinco dias, como febre, dor de cabeça, náusea e vômito. Muitas pessoas ignoram a ameba por achar que se trata de um resfriado comum, mas logo outros sintomas relacionados à inflamação do cérebro e das membranas ao redor do cérebro ocorrem, como rigidez no pescoço, confusão, alucinações, perda de equilíbrio, convulsões e finalmente coma. A doença progride muito rapidamente e resulta em morte em 5 dias.

E a coisa toda pode ser ainda mais nojenta, urina também é mais "limpa" do que a água que sai da sua torneira. Dentro do seu corpo a urina é completamente estéril, só ao sair do corpo que ela entra em contato com bactérias. 

Esses bichinhos minúsculos são atraídos pela umidade, o que faz do seu colchão todo suado um lugar ideal para eles crescerem e se reproduzirem.

E como a população humana só tende a aumentar esse número deve aumentar junto. Essa pele toda é normalmente de lugares que ficam mais expostos como o rosto, braços e pernas.

Agora você entende por que os ácaros adoram sua cama não é? E nem precisa estar calor pra isso acontecer, você perde uma certa quantidade de umidade apenas ao respirar e também por evaporação através da pele, o último processo, que não envolve as glândulas sudoríparas, é chamado de transpiração insensível.

Essa é a água viva Irukandji, ela mede apenas um centímetro cúbico, mesmo assim são uma das águas vivas mais venenosas do mundo.

Por ser transparente e minúscula é quase impossível que ela seja vista por nadadores embaixo d´água. Seu veneno é potente e mata em até 12 horas mas além disso pesquisadores não sabem muito sobre ele. A água viva é tão pequena que extrair seu veneno de maneira eficiente é quase impossível com a tecnologia atual.

O Lagarto com Chifres tem uma defesa bem diferente do resto de sua família, ao invés de correr ou envenenar seus predadores, ele simplesmente jorra sangue dos seus olhos.
Esse jato atinge 1,5 metros de distancia, seu alvo normalmente é o rosto do seu agressor, o sangue tem um gosto nojento que desestimula canídeos e felinos de caçar o lagarto. Curiosamente pássaros não ligam para o gosto e ainda caçam o lagarto mesmo depois de serem espirrados com o liquido.

Se você gostou da matéria venha curtir nosso facebook aqui em Real World Fatos, e curta o face do Sem Deboche clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário