quinta-feira, 25 de julho de 2019

Quais são os animais mais venenosos do mundo?

O mundo tem muitos animais venenosos, de cobras e escorpiões até lagartos e, acredite ou não, pássaros, mas quais deles são os mais venenosos do mundo? Confira a resposta nessa matéria, e depois venha curtir o nosso facebook em Real World Fatos.

O primeiro animal de nossa lista é o Baiacu, também chamado de Peixe-Balão, seu veneno é 1200 vezes mais potente do que cianeto, e ele produz uma morte rápida mas violenta. 
O envenenamento por baiacu provoca o ressecamento da língua e dos lábios, tontura, vômito, ritmo cardíaco acelerado, dificuldade para respirar e paralisia muscular. As vítimas morrem de sufocamento quando os músculos do diafragma ficam completamente paralisados. A maioria delas morre de 4 a 24 horas. Não há antídoto conhecido. 
A maioria das mortes acontece quando pessoas sem treinamento pescam e preparam o peixe para comer. As estatísticas mostram que houve entre 20 e 44 incidentes de envenenamento por ano entre 1996 e 2006 em todo o Japão e até seis incidentes por ano levaram à morte. Como o veneno pode causar morte quase instantânea, apenas chefs licenciados podem prepará-lo.

Esse é o Poison Dart Frog (Sapo Dardo Venenoso), o vertebrado mais venenoso do mundo. Eles habitam florestas tropicais da América Central e do Sul. Na verdade existem 100 tipos diferentes de sapos venenosos no mundo, cada um com um padrão de cores único. 
Um sapo dourado contém veneno suficiente para matar até 10 homens adultos ou 20.000 camundongos. Eles ganham seu potente veneno comendo tipos especiais de insetos artrópodes, por isso os sapos criados em cativeiro não são tão venenosos assim.
O veneno que as glândulas desses seres contêm é chamado batrachotoxina, essa toxina bloqueia os sinais nervosos para os músculos, causando paralisia e morte. 
Eles são chamados de “sapos dardo” porque os índios usam suas secreções tóxicas para envenenar as pontas dos seus dardos. Os sapos mantêm seu veneno em suas peles e  matam qualquer um que o toque ou o coma.

Ornitorrincos podem não ser tão venenosos quanto os outros animais dessa lista, mas ele tem a honra de ser um dos poucos mamíferos venenosos do planeta. 
A sua "picada" não é perigosa para os seres humanos, mas é extremamente dolorosa e causa inchaço rápido, ela ainda pode causar aumento na temperatura corporal. Para mamíferos menores, como cães, ela pode ser fatal. 
Por incrível que pareça o propósito do sistema venenoso do ornitorrinco não foi explicado até hoje, ele é venenoso mas ninguém sabe por que.

Agora vamos falar da Armadeira, uma aranha nativa da América do Sul que quebrou o recorde mundial do Guinness por ser a "aranha mais venenosa do mundo" várias vezes. Sua mordida pode causar a morte até mesmo nos seres humanos. 
Essas aranhas vivem no Brasil e na floresta amazônica e diferente de outras aranhas, a armadeira não usa sua teia para se alimentar, elas caçam insetos e outras aranhas no chão da floresta. 
A picada das "aranhas errantes brasileiras" causa dor intensa, perda de controle muscular e inflamação, apenas 0.006 mg de seu veneno é o suficiente para matar um rato.


A Taipan-do-Interior também é chamada de Cobra Feroz, e não é pra menos, ela é simplesmente a cobra mais venenosa do mundo, e claro, ela é australiana.
Apenas uma única mordida contém veneno suficiente para matar 100 humanos adultos ou um exército de 250.000 ratos. Seu veneno é pelo menos 200 a 400 vezes mais tóxico que o de uma cobra comum. 
O veneno extremamente neurotóxico pode matar um humano adulto em apenas 45 minutos. Felizmente esta cobra é muito tímida e não houve mortes humanas documentadas porque todas as mordidas conhecidas foram tratadas com anti-veneno.


O Stonefish, ou Peixe Pedra, é o peixe mais venenoso do mundo, sua área dorsal é revestida com 13 espinhos que liberam veneno de dois sacos ligados a cada espinho. 
Seu veneno causa dor severa com possível choque, paralisia e morte do tecido, dependendo da profundidade da penetração. Ele ainda provoca uma dor tão severa que se diz que as vítimas de sua picada querem que o membro afetado seja amputado.
Curiosamente seu veneno potente é usado apenas para defesa, ele não usa ele na hora de se alimentar de outros peixes.


Aqui nós temos o Escorpião Amarelo da Palestina, também chamado de Espreitador da Morte, na verdade a maioria dos escorpiões são relativamente inofensivos para os humanos, pois as picadas produzem apenas efeitos locais (dor, dormência ou inchaço). No entanto, o Deathstalker Scorpion é uma exceção, a espécie é altamente perigosa porque seu veneno é um poderoso coquetel de neurotoxinas que causa uma dor intensa e insuportável, depois febre, seguida de coma, convulsões, paralisia e finalmente a morte. 
Esses escorpiões estão espalhados no norte da África e no Oriente Médio.


O Polvo de Anéis Azuis é muito pequeno, do tamanho de uma bola de golfe, mas seu veneno é poderoso o suficiente para matar um humano sem problemas, na verdade ele carrega o suficiente para matar 26 humanos adultos em poucos minutos, e não há antídoto pra ele. 
Sua mordida indolor pode parecer inofensiva a principio, mas as neurotoxinas mortais começam a funcionar imediatamente, resultando em fraqueza muscular, dormência, seguido de uma parada na respiração e, finalmente, a morte.

Quando você pensa em veneno você não pensa em lesmas, mas mesmo assim a Lesma de Mármore está na lista, seu casco pode ser lindo aos olhos mas apenas uma gota de seu veneno é poderosa o suficiente para matar mais de 20 humanos. 
Os sintomas de uma picada podem começar imediatamente ou podem ser adiados por vários dias. Isso resulta em dor intensa, inchaço, dormência e formigamento. Casos graves envolvem paralisia muscular, alterações na visão e insuficiência respiratória. Não há antiveneno. No entanto, apenas cerca de 30 mortes humanas foram registradas no total.


A Cobra Rei detém o recorde de ser a maior cobra venenosa do mundo, crescendo até os 5,6 m de comprimento. Seu nome cientifico Ophiophagus literalmente significa "comedor de cobra", porque ela come outras cobras. 
Uma mordida pode causar a morte de um ser humano adulto saudável dentro de 15 minutos. Esta cobra é tão venenosa que ela é capaz de matar um elefante asiático adulto em apenas 3 horas. 
É verdade que seu veneno não é tão tóxico quanto outras cobras, mas a Cobra Rei é capaz de injetar mais veneno do que a maioria delas e pode resultar em uma das taxas de mortalidade mais rápidas para qualquer mordida de cobra, tipicamente de 30 a 45 minutos após o envenenamento. 


Esse é o Pitohuí, um dos poucos pássaros venenosos do mundo. Suas penas e pele contém poderosos alcaloides neurotóxicos do grupo da batrachotoxina (o mesmo dos "sapos dardo"). 
Acredita-se que eles sirvam às aves como uma defesa química contra parasitas e predadores, ele é tão forte que até mesmo cobras evitam comer esses pássaros.
Eles não produzem o veneno eles mesmos, as toxinas provavelmente vêm de sua alimentação, por isso os criados em cativeiro podem conviver com outros animais e humanos sem problemas.

Pode parecer estranho mas esta água-viva é considerada o animal mais venenoso do mundo inteiro. Ela flutua nas águas ao redor da Ásia e da Austrália, e é tão transparente que é quase invisível se você não estiver procurando por ela, seu nome é Vespa-do-Mar.
Esse pequeno animal já causou pelo menos 5.567 mortes desde 1954. As suas toxinas atacam o coração, o sistema nervoso e as células da pele. E a pior parte é que o veneno é tão insuportavelmente doloroso, que as vítimas entram em choque e se afogam ou morrem de insuficiência cardíaca antes mesmo de chegarem à costa. 
Sobreviventes experimentam dor semanas após o contato com elas. Você praticamente não tem chance de sobreviver à picada, a menos que seja tratada imediatamente, o que é impossível de se fazer no meio do mar. Em outras palavras se você pisar em uma pode se despedir da sua vida, porque você já era.

Se você quiser ver mais matérias interessantes, clique aqui e curta nosso facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário