terça-feira, 4 de junho de 2019

Curiosidades sobre países #25

Seja bem vindo a mais uma seção de nossa série de matérias sobre curiosidades de países, onde nós exploramos um pouco mais da cultura e hábitos espalhados ao redor do mundo.
E se você quiser ver mais matérias curiosas, clique aqui e se entretenha, depois venha curtir o nosso facebook.

A Papua Nova Guiné é o país com a maior diversidade linguística do mundo, são 851 idiomas listados oficialmente. Destas, 839 estão "vivas" e 12 línguas estão extintas. 
O inglês é a sua língua oficial, embora apenas 1-2% da população o fale.

Um grande número das estradas em Guam são feitas de uma mistura de coral e óleo, já que a ilha não tem um suprimento de areia natural. 
Durante o tempo úmido, o óleo tende a flutuar até a superfície das estradas, tornando-as perigosas. Por causa disso, o limite de velocidade na maior parte da ilha é de apenas 56 Km/h.

Uma empresa de Tóquio, Japão chamada "Ikemeso Danshi", que significa "Meninos Bonitos e Chorões", oferece um serviço inusitado a suas clientes. A empresa oferece pretendentes bonitões e, por cerca de US$ 65, um homem de sua escolha assistirá a um filme dramático com você e limpará suas lágrimas. 
O conceito nasceu da ideia de que o choro pode ser terapêutico e que a "miséria adora companhia", pelo menos de acordo com Hiroki Terai, o fundador da empresa.

Acredita-se que San Marino na Itália é o estado mais antigo do mundo, com uma história que remonta a 301 D.C. 
Ele é também o único estado com mais carros do que humanos, com 1.263 veículos motorizados pra cada mil habitantes.

O Níger tem a população mais jovem do mundo. Em 2013, mais da metade da população do país (50,09%) tinha menos de 14 anos.
No outro extremo da escala estão a Alemanha e o Japão, onde apenas 13% da população tem menos de 14 anos.

Comores é o único país que é membro da União Africana, Francofonia, Organização da Cooperação Islâmica, Liga Árabe e a Comissão do Oceano Índico, tudo ao mesmo tempo. 

Fiji é o único outro país além da Índia que tem o hindi como língua oficial. 
Nativos do país compõem 54% da população. Sob o domínio britânico, os trabalhadores indianos foram levados a força para Fiji para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Os descendentes desses trabalhadores são chamados de indo-fijianos e hoje representam cerca de 40% da população.

Pessoas transexuais, conhecidas como Fa'afafine, são um terceiro gênero oficialmente reconhecido e aceito em Samoa desde pelo menos o início do século XX.

Red Star OS é o sistema operacional oficial e o único usado na Coréia do Norte. Ele baseado no Linux e foi desenvolvido pelo Centro de Computação Coreano. Parece muito semelhante às primeiras versões do Mac OS X da Apple.

A pequena nação insular Niue tem uma população de apenas 1.190 moradores, mas é a primeira e única "nação Wi-Fi" do mundo, ou seja, com acesso gratuito à rede Wi-Fi fornecido aos cidadãos pelo governo em todo o país.

O Butão é o único país a medir a felicidade em vez do PIB (Produto Interno Bruto). 
O conceito do GNH, usado no Butão desde 1972, inspirou um movimento moderno de "felicidade política" e em 2011 a Assembléia Geral da ONU colocou a "felicidade" na agenda de desenvolvimento global, adotando-a por unanimidade.

Por um longo tempo Tuvalu não conseguiu se juntar às Nações Unidas porque não podia pagar a taxa de entrada de US$ 100 mil. 
Quando os nomes de domínio da internet foram primeiramente distribuídos aos países, Tuvalu recebeu a abreviação muito desejável de .tv. Em 2000, o país negociou um contrato de $ 50 milhões por 12 anos para seu domínio, e novamente em 2011. 
O país usou os lucros para colocar eletricidade nas ilhas exteriores, criar bolsas de estudos e finalmente se unir à ONU.


A argamassa usada na Grande Muralha da China, uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo, foi feita com arroz. Depois de anos o arroz ficou pegajoso e hoje ajuda a sustentar a estrutura.


Localizado entre a Espanha e a França, Andorra é o único país co-principado do mundo. 
Um principado é um país governado por um príncipe. Andorra é governada conjuntamente por dois príncipes, e nenhum deles é nativo do país, temos o presidente da França e o bispo de Urgell, na Catalunha. 


Desde 1984, o Istana Nurul Iman, na capital do minúsculo país do Sudeste Asiático Brunei, é o maior palácio residencial do mundo. Sede do Sultão de Brunei essa mansão tem 1.788 quartos, 257 banheiros, uma garagem para 110 carros e um estábulo com ar condicionado para 200 cavalos.


O Canadá tem o litoral mais longo do mundo, com 202,080 km de extensão. 
O país também tem a rua mais longa do mundo, a Yonge Street, que se estende por 1896 quilômetros do Lago Ontário até a fronteira entre Ontário e Minnesota.


Quando os marinheiros romanos descobriram as Ilhas Canário ao largo da costa noroeste da África, eles descobriram que o local era cheio de cães selvagens. 
O nome da ilha não tem nada a ver com o pássaro, mas foi emprestado da palavra latina para cachorro "canis". O pássaro foi nomeado em homenagem a ilha e não o contrário.


A Ilha do Mediterrâneo é o único país do mundo sem o seu próprio hino nacional. É uma comunidade binacional de gregos e turcos e eles nunca conseguiram decidir sobre um hino nacional. 
Em 16 de novembro de 1966, foi decidido unilateralmente pelo Conselho de Ministros adotar o hino nacional grego “Hino à Liberdade” como seu.


Com apenas dois por cento de suas florestas restantes, o Haiti é o país mais desmatado do mundo. 
As florestas foram exploradas durante o período colonial e o processo continuou sem controle depois que conquistaram a independência. 


A Irlanda é o único país do mundo que tem um instrumento musical, uma harpa, como seu emblema nacional. 
Harpas são representadas em cruzes cristãs e o Trinity College em Dublin tem a mais antiga harpa existente que data de pelo menos 1300.


Mais de 2 milhões de toneladas de bombas foram lançadas em Laos durante a Guerra do Vietnã, tornando-se um dos países mais fortemente bombardeados do mundo. Isto é o equivalente a um carregamento de bombas a cada 8 minutos, 24 horas por dia, durante nove anos. 
As aldeias continuam a usar as bombas na construção de suas casas e bombas ainda ativas continuam a ser encontradas, até hoje.


O Brasão de Armas da Austrália tem um canguru e um emu como mascotes, isso é porque esses animais não conseguem andar pra trás, significando metaforicamente que os australianos sempre vão para a frente.


A árvore mais solitária do mundo fica em Niger, conhecida como a Árvore do Ténéré, esta pequena árvore de acácia fica separada de qualquer outra árvore por uma distância de 401 Km. 
A árvore foi usada durante anos como um marco para qualquer um que viajasse pelo deserto.
Depois que a árvore foi derrubada por um motorista bêbado em 1973 seus "restos mortais" foram colocados em um museu.


A Estônia é o país menos religioso do mundo, apenas 14% da população local considera a religião uma parte importante de sua vida.


Liechtenstein mandou apenas 80 soldados em seu último ataque militar (que foi em 1886), mas voltou com 81 soldados pra casa, isso porque eles fizeram um novo amigo italiano no meio do caminho.


O Reino Unido tem o menor voo comercial programado do mundo, que é de Westray para Papa Westray. Ele demora apenas 53 segundos e o avião viaja apenas 2,7 km.


Devido a sua localização no meio do globo terrestre, o Equador só tem duas estações por ano, o verão se estende de junho a setembro e é a estação seca. O inverno por sua vez vai de outubro a maio e geralmente traz temperaturas mais quentes, chuvas e umidade mais alta.
Em outras palavras o país experiência o inverno e o verão simultaneamente.


Dinar kuwaitiano, você pode nunca ter ouvido falar dessa moeda, mas ela é a moeda mais valiosa do mundo, enquanto 1 dólar equivale a quase 4 reais, 1 Dinar equivale a 12 reais.

Real World Fatos também está no facebook, deixe a sua curtida e nós ajude a crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário