quarta-feira, 17 de abril de 2019

Curiosidades do mundo dos games que você não vai se arrepender de ler

Vídeo-games estão cada vez mais populares, e existem muitas histórias curiosas sobre eles e como eles foram feitos, mas se você não é um gamer da vida não se preocupe, a matéria foi escrita de uma maneira que até quem não entende nada de jogos possa apreciar.
Veja agora algumas curiosidades dos mundos dos games que você não vai se arrepender de ler.
E se você tiver uma sugestão para fazermos uma matéria inteira de curiosidades sobre uma das séries que nós mencionamos aqui, basta deixar seu comentário ou ainda melhor, nos envie um e-mail com sua sugestão para realworldwolf@gmail.com

A primeira coisa que você deve saber sobre vídeo-games é que tudo neles foi feito por alguém, um artista teve de desenhar e modelar em 3D tudo o que você vê ali: os personagens, os cenários, os objetos, tudo. E depois eles tem de fazer aquilo funcionar como se fosse de verdade, mas ás vezes é mais fácil falar do que fazer.
No jogo Fallout 3 os desenvolvedores tinham de criar um trem para o personagem poder andar, mas eles não sabiam como, aí bateu a criatividade, na verdade o trem que você usa no jogo é apenas um personagem com um chapéu de trem que corre muito rápido!

World of Warcraft é um RPG online, com milhões de jogadores jogando ao mesmo tempo e a reação dos jogadores a uma doença simulada em World of Warcraft lembrava muito os registros históricos sobre pragas reais, tanto que agora os epidemiologistas estão usando os dados do WoW para avaliar como as pessoas reagiriam a um potencial surto de vírus no futuro próximo.

Essa aqui já é muito conhecida mas vale a pena lembrar, como eu disse antes os desenvolvedores tem de criar tudo dentro do jogo, incluindo as personagens.
Em 1996 quando a Tomb Raider foi criada, seus desenvolvedores queriam aumentar seus seios em 50%, mas por um erro do sistema eles foram aumentados em 150%, ao ver o erro eles pensaram em arrumar, mas no fim eles gostaram de como ela ficou, por isso a personagem era tão peituda.

O ouriço azul Sonic, ao lado do encanador Mario Bros, é um dos personagens mais famosos do mundo dos games, mas originalmente ele seria bem diferente, era pro ouriço ser um coelho.
No entanto, quando foi determinado que suas orelhas de coelho seriam muito difíceis de animar no jogo, os desenvolvedores procuraram outros animais que rolariam como bolas para manter o estilo do jogo e a ação rápida. Assim nasceu Sonic... o tatu.
Depois de mais umas discussões um ouriço (proposto pelo designer Naoto Ohshima) acabou sendo escolhido, e ele foi chamado pela primeira vez de Mr. Needlemouse.


Os Creepers do jogo Minecraft são outro fruto de um erro de programação. 
Originalmente eles eram para ser porcos, mas os valores de altura e comprimento foram colocados errados, mesmo assim os desenvolvedores acabaram gostando da ideia. 
A primeira versão do jogo foi criada em apenas seis dias.

Super Mario Bros é um clássico, até quem não gosta de jogos conhece o game, seu sucesso era tanto que ele foi o primeiro videogame a ser transformado em filme.
Mas você sabia que um certo ator chamado Tom Hanks fez campanha pelo papel de Mario? Mas na época os executivos da Nintendo estavam preocupados que ele não tivesse influência suficiente nas bilheterias para levar o filme adiante, um erro que eles devem se arrepender até hoje.

E falando em Nintendo, a companhia inovou continuamente os videogames e revolucionou uma indústria inteira. 
O Nintendo Entertainment System (NES) teve o primeiro controle de videogame a apresentar um pad direcional, o Super Nintendo Entertainment System (SNES) foi o primeiro controle a apresentar os botões direito e esquerdo, e o Nintendo 64 (N64) popularizou o analógico. 
A empresa que desenvolveu a tecnologia de movimento do Wii ofereceu ele à Microsoft e à Sony primeiro, e ambas rejeitaram a tecnologia, mas a Nintendo viu a capacidade dela e introduziu o controle de movimento.

Jogar videogames de ação treina as pessoas para tomar decisões corretas mais rapidamente. Como? Os jogadores desenvolvem um senso elevado de seus arredores e isso os ajuda a realizar várias tarefas ao mesmo tempo. 
E os cirurgiões que jogam videogames regularmente cometem 37% menos erros e executam suas tarefas 27% mais rápido que seus pares.
Gamers também tem reflexos tão rápidos nas mãos quando pilotos do exército.


Que tal jogar com um controle que tem 40 botões? Somente 2000 unidades do jogo Steel Battalion, desenvolvido pela Capcom e que vinha com um controle de 40 botões, foram disponibilizadas no total.


A Rockstar é uma das melhores produtoras de games do mundo, mas eles receberam muitas criticas ruins nos últimos anos, o curioso é que eles mesmo pagaram para isso acontecer.
Ao pagar para receberem notas ruins, o jogo ganhava a atenção da mídia e dos fãs por ser controverso, além disso como ninguém sabe qual critica ruim foi paga ou não todas elas acabam sendo invalidadas.


De acordo com Toru Iwatwani, o criador do Pac-Man, ele queria criar um jogo que atraísse mulheres, e a razão pela qual ele fez com que Pac-man sempre estivesse comendo alguma coisa, era porque ele achava que as mulheres estavam sempre comendo alguma coisa.
Outra curiosidade é que o desenho do personagem é na verdade uma pizza faltando um pedaço.


Final Fantasy VII deveria ser lançado exclusivamente para o N64, mas ele era muito grande, pra isso seria necessário de 11 a 15 cartuchos para jogar o game inteiro. Eventualmente, ele foi parar no PlayStation, onde ele cabia em apenas um CD.


O jogo Dragon Quest é tão popular no Japão que é ilegal lançar o jogo nos dias de semana, porque isso resultou em crianças faltando em suas escolas e adultos faltando em seu trabalho apenas para jogar o game.


Resident Evil é uma das franquias de videogame mais bem-sucedidas da história, tendo gerado dezenas de sequências, filmes, brinquedos, livros e jogos de tabuleiro, mesmo assim o jogo Resident Evil original detém o recorde de pior diálogo de videogame, de acordo com o Guinness World Records Gamer’s Edition.


Shigeru Miyamoto, designer de videogames, deu a Mario seu icônico bigode para que os jogadores pudessem ver o seu nariz. 
Por causa das capacidades gráficas limitadas, Miyamoto fez outros "atalhos de design" também, dando ao encanador um chapéu porque o cabelo era muito difícil de desenhar e animar, e fazer com que ele vestisse macacões para que os jogadores pudessem ver seus braços se moverem.


Por causa de limitações de memória, várias partes da cidade de Nova York tiveram que ser removidas do jogo Deus Ex, inclusive as torres gêmeas. 
A justificativa que os desenvolvedores deram na história é que ataques terroristas destruíram as torres. Só que o jogo foi lançado mais de um ano antes do ataque as torres acontecer na vida real.


Para tornar o jogo GTA V mais realista, a Rockstar contratou criminosos de verdade para dublar os do jogo. 
O próprio responsável pelo game falou que não tem nada pior do que “pegar um engomadinho que foi pra uma escola chique de Los Angeles para fingir ser um gângster”.


Todo fã de Megaman se espantou ao descobrir que ele é chamado de Rockman no Oriente. O que poucos sabem é que quando o jogo chegou aos Estados Unidos o seu nome foi mudado por medo de que as pessoas associassem ele com “rock”, que é uma gíria para cocaína.

A série Assassin's Creed se tornou muito bem sucedida, tanto que vários games foram feitos, e para inovar os produtores sempre acrescentam algumas novidades em cada título, e uma das mais importantes foram os cavalos que vão sempre ficando mais realistas... talvez até demais.
Um dos programadores teve a brilhante ideia de fazer os cavalos defecarem no jogo para manter o realismo, mas ele se esqueceu de avisar os outros programadores. Quando eles chegaram para trabalhar no dia seguinte, eles descobriram que o mapa inteiro estava coberto de fezes.
Os cavalos foram mantidos no jogo mas o recurso de defecar foi tirado sem dó nem piedade.


No jogo God of War você controla Kratos, e no game você tem a ajuda de seu filho Atreus, mesmo assim Kratos quase não usa o nome do garoto, sempre o chamando de "boy" (menino) o que rendeu vários memes na internet. 
Mas tem um motivo pra isso, o nome Atreus só foi escolhido quase no final do desenvolvimento do jogo, para não ter de perder tempo redublando tudo depois eles usaram "boy" nas frases.


O jogo Dead Space fez os jogadores coçarem a cabeça com a personagem Nicole, já que eles nunca dizem o que aconteceu com ela de verdade, só que na verdade a resposta estava na cara deles o tempo todo.
Se você olhar a primeira letra do nome das missões elas soletram "NICOLE IS DEAD" ou "Nicole está morta".


O jogo Diablo 2 tem uma grande diversidade de personagens, mas esses aqui ninguém esperava, salte através de um portal e você poderá lutar contra um exército de vacas seriamente armadas. 
Este easter egg é na verdade uma piada interna entre os produtores de Diablo, houve um boato no primeiro Diablo de que se uma das vacas aleatórias que aparecessem ao longo do jogo fosse clicada várias vezes, um portal para um nível secreto seria aberto. Este boato se tornou realidade com a sequência, com um nível oculto cheio de bovinos fortemente armados.


Se você já jogou os games clássicos do Mortal Kombat você já deve ter se perguntado quem eram aqueles cadáveres empalados em espinhos, eles são ninguém menos do que os produtores do jogo, incluindo seus criadores Ed Boon, John Tobias e John Vogel.


Já aquele cara de roupa roxa que aparecia quando você dava um gancho em seu oponente é o quarto criador da série Dan Fordes, e o que ele dizia era uma variação entre "Toasty!" quando o jogador dava um combo no oponente, "Frosty!" quando o oponente era congelado pelo Sub Zero, e "Crispy!" em um Fatality secreto.


Hoje todos os jogos de luta tem combos, esse o nome dado pra quando um personagem ataca o outro várias vezes seguidas fazendo uma combinação de golpes, mas isso poderia não ser assim.
Street Fighter II foi lançado em 1991, quatro anos depois de seu antecessor e determinou as principais características de toda uma geração de jogos de luta. 
Uma grande novidade chegou neste game, que era a possibilidade de execução de ataques com combos, acontece que isso era na verdade um bug, um erro. Essa possibilidade de apertar determinados botões, no momento certo, e impedir uma defesa por parte do adversário, já tinha sido observada pelos programadores em seus testes, mas até então isso era considerado injusto e errado, mas com o prazo apertado para a entrega, isso foi deixado no jogo final. 
O que começou como um acidente, se tornou uma das principais marcas de Street Fighter e de jogos de luta e aventura em geral.


De acordo com Hironobu Sakaguchi, ele deu o título de Final Fantasy (Fantasia Final) ao jogo pois depois deste projeto ele planejava se aposentar da indústria de videogames, o jogo então era sua ultima fantasia.
Mas o game vendeu mais de 400.000 cópias, nem ferrando que a Square Enix iria deixar ele se aposentar depois disso, hoje o jogo já está em seu décimo quinto capitulo e eles não planejam parar.


Metroid foi um jogo lançado em 1986 que revolucionou o mercado dos games, mas ele tinha uma grande surpresa para aqueles que terminassem o jogo. 
Os créditos mostravam que quem estava dentro do traje espacial de guerra era na verdade uma mulher, embora a maioria dos jogadores achassem que fosse um homem.
Mas essa revelação chocante não tinha sido planejada desde o começo do projeto. No meio do desenvolvimento, um programador perguntou pra equipe: “Por que não fazemos de Samus Aran uma personagem feminina para surpreender o jogador?”.
Ele só achou que seria divertido enganar os jogadores, e eles nunca imaginaram que acabariam criando um ícone feminista que duraria por gerações.


Outra personagem que originalmente era um homem é Lara Croft, da série Tomb Raider. O jogo teria como personagem principal um arqueologista com um faro por tesouros e humor ácido. 
Mas com medo de um óbvio processo de direitos autorais que viria dos criadores de Indiana Jones, o estúdio pediu que o designer Toby Gard promovesse uma das personagens secundárias para o papel principal. Era uma moça chamada Laura Cruz, uma caçadora de tesouros sul-americana com cabelos longos e shorts curtos. 
Após uma revisão, o estúdio deixou a personagem mais amigável aos britânicos, e retirou dua descendência latina por conta de uma parceria com a EIDOS, com sede no Reino Unido. 
Foi então que Lara Cruz se tornou Lara Croft, uma das personagens mais conhecidas do mundo dos games.

Se você chegou até o fim dessa matéria obrigado por ler, que tal agora você ir visitar (e curtir) o nosso facebook para ler ainda mais matérias interessantes? 
E como já dissemos lá em cima se você tiver uma sugestão para fazermos uma matéria inteira de curiosidades sobre uma das séries que nos mencionamos aqui, basta deixar seu comentário ou ainda melhor, nos envie um e-mail com sua sugestão para realworldwolf@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário