Loading...

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Curiosidades sobre o Mickey e outras de seus personagens favoritos da Disney

A The Walt Disney Company, conhecida simplesmente como Disney foi fundada em 16 de outubro de 1923, pelos irmãos Walt Disney e Roy Oliver Disney com o nome de Disney Brothers Cartoon Studios e estabeleceu-se como pioneira na indústria de animação, até hoje seus filmes são considerados os melhores, mas vamos focar em seus personagens clássicos, afinal de 1923 pra cá, muita coisa já aconteceu.

O rato mais famoso do mundo se chama Mickey, mas poderia não ser assim, em sua primeira aparição lá em 1928 o rato tinha outro nome, ele se chamava Mortimer, um nome bem menos amigável não é? A sorte foi que a esposa de Walt Disney, Lillian, interveio dizendo que o nome era "formal demais" para o personagem e sugeriu o nome Mickey. 
No fim, Mortimer se tornou o nome oficial de um dos inimigos de Mickey.

Apesar de sua primeira aparição ser o curta Steamboat Willie (1928), o primeiro desenho onde o Mickey falou foi The Karnival Kid (1929) em  que Mickey verbalizou suas primeiras palavras, na voz de ninguém menos que seu próprio criador Walt Disney, que dublou o camundongo no curta-metragem, já que ele não tinha gostado de ninguém para dar a voz ao Mickey.

Mickey Mouse foi o primeiro não humano a ganhar uma estrela na Calçada da Fama, ele a ganhou em 1978, no seu aniversário de 50 anos.


O único curta de Mickey Mouse a ganhar uma estatueta do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação foi "Me dê uma pata", do ano de 1941. O engraçado é que na verdade o protagonista do desenho era seu cachorro Pluto.

Mickey Mouse e Minnie Mouse são um dos maiores casais da ficção, mas o seu amor não era apenas imaginário, o que poucas pessoas sabem é que seus dubladores americanos, Wayne Allwine e Russi Taylor, também eram casados na vida real.

Lembra que o próprio Walt Disney foi o primeiro dublador do Mickey? E se eu te disser que o cara também dublou a Minnie? Pois é, Walt foi a primeira voz da ratinha. Dizem que o que acabou com a sua carreira de dublador foi o cigarro: fumante inveterado, Disney foi ficando com a voz cada vez mais rouca, e, com o passar dos anos, não conseguia mais alcançar o timbre agudo das vozes dos personagens.

Embora todo mundo chame a ratinha de Minnie Mouse esse não é o seu nome, é apenas um apelido carinhoso, seu verdadeiro nome é Minerva Mouse.
A história em quadrinhos "The Gleam" (publicada de 19 de janeiro a 2 de maio de 1942) por Merrill De Maris e Floyd Gottfredson foi a primeira vez que seu nome completo apareceu como Minerva Mouse, embora ele raramente seja usado hoje em dia.

A personalidade de Minnie foi inicialmente inspirada nas chamadas "flapper girls" dos anos de 1920: jovens liberais, que usavam saias e cabelos curtos, ouviam jazz e flertavam sem compromisso. 
Nos primeiros desenhos de Mickey e Minnie, enquanto o protagonista tentava conquistá-la, ela frequentemente assumia o papel de uma artista ou dançarina. Mas com o passar dos anos, a personalidade de Minnie foi criticada e ela se tornou mais conservadora e romântica.

Pluto foi originalmente criado para um curta metragem, mas Disney gostou tanto dele que lhe deu o nome de Rover e o recriou para ser o cachorro da Minnie, e não do Mickey, mas sua popularidade com os fãs foi tanta, que Walt Disney decidiu transformá-lo no cão de estimação do protagonista principal, para que o personagem tivesse a oportunidade de aparecer em mais produções. 
Seu design original é inspirado no bloodhound, uma raça de cães farejadores, mas ele foi modificado para ser mais amigável.

Acredita-se que assim como Mickey, Pluto também teve seu nome original alterado por Walt Disney. O planeta Plutão (Pluto em inglês) havia sido recém-descoberto na época, e acredita-se que Disney, que gostou da popularidade do nome, deu a ideia aos animadores, que aceitaram a mudança.


O Bafo, também chamado no Brasil de João Bafo-de-Onça, é o personagem mais antigo da Disney ainda “em atividade”. Bafo surgiu em 1925, antes do próprio Mickey em uma produção do estúdio intitulada Alice Solves The Puzzle. 
Inicialmente apenas um antagonista (Mickey e Bafo competiam pelo amor da Minnie nos primeiros curtas do trio), Bafo foi crescendo no papel de vilão, aparecendo até mesmo como ladrão de bancos, ao lado dos Irmãos Metralha nos desenhos de Donald e Tio Patinhas.


O Pateta é conhecido por sua risada e o personagem deve toda à sua carreira aquela icônica risada. 
O personagem apareceu pela primeira vez em 1932, no curta Mickey’s Revue, com o nome de Dippy Dawg. Em sua primeira aparição, Pateta, na plateia de um show, irrita o resto do público por ser barulhento e ter uma risada escandalosa, e foi essa risada que conquistou Walt Disney, o chefão gostou tanto que decidiu dar mais destaque ao personagem em produções posteriores. 
Desajeitado, mas de bom coração, Pateta acabou se tornando um dos personagens da Disney mais populares e queridos pelo público.


Embora Mickey seja o principal personagem da Disney, no Brasil a primeira história Disney em quadrinhos oficialmente produzida teve Pateta como protagonista: era Pateta Olímpico, em homenagem às Olimpíadas de Munique, de 1932.


Criado em 1934, no desenho A Galinha Esperta, o Pato Donald é, no Brasil, mais popular do que o Mickey, sua revista foi o marco inicial da Editora Abril, e está em circulação até hoje, o que faz de Donald o protagonista dos quadrinhos de mais longa publicação ininterrupta no país.


Donald foi criado por Walt Disney, mas grande parte de sua turma não. Quem realmente fez o pato ser popular foi o cartunista Carl Banks que escreveu suas revistas em quadrinhos e criou os personagens Margarida, Tio Patinhas, Capitão Bóing, Huguinho, Zezinho, Luizinho, Vovó Donalda, Peninha, Gastão, Professor Pardal e Maga Patalójika.


Walt Disney só criou o Mickey Mouse após perder os direitos autorais para a Universal Pictures de seu personagem até então mais bem sucedido chamado de "Oswald, The Lucky Rabbit".


Embora Mickey já tivesse aparecido antes, em 1929 foi a primeira vez que o ratinho usou suas famosas luvinhas, no curta chamado The Opry House. As primeiras palavas do ratinho foram "Hot Dog" (Cachorro Quente).


Em um polêmico (e hoje em dia proibido) exemplar da sua revista em 1930, Mickey tenta cometer suicídio de diversos modos, após suspeitas de que Minnie estava lhe traindo.


Em 1936 Mickey fez uma aparição especial indesejada em um curta japonês, o desenho mostra Mickey como um "invasor malvado do Ocidente". Isso foi feito por que Japão e E.U.A estavam tendo uma rixa militar na época, apenas 7 anos depois eles se enfrentariam na Segunda Guerra Mundial.


Um dos curtas mais famosos de Mickey é "Fantasia" de 1940. Mas o que poucos sabem é que originalmente o papel iria para o anão Dunga da Branca de Neve, por isso eles usam roupas similares.


Para se ter uma ideia da popularidade da Disney os primeiros clubes do Mickey Mouse foram organizados em salas de cinema a partir de 1929, em 1932 já haviam mais de 800 capítulos com uma participação total de mais de um milhão de crianças.


O Pateta tem o seu próprio Grito Wilhelm. Se você não sabe o que é isso aqui vai a explicação: O grito Wilhelm ("Wilhelm scream") é um efeito sonoro utilizado em diversas produções cinematográficas e televisivas. Foi empregado pela primeira vez em 1951 no filme Distant Drums, mas ganhou nova popularidade ao virar um easter egg após aparecer em grandes filmes como Star Wars, assim como em programas de televisão e jogos eletrônicos.
O Pateta tem seu próprio grito que foi usado em diversas de suas aparições.


Apesar de ter criado a ideia do camundongo e sua personalidade (baseados em um rato de estimação), Walt Disney não fez o design do personagem, os esboços e a animação do Mickey foram feitos por seu grande amigo, Ub Iwerks, chefe de animação dos estúdios Disney.


Antes de criar a Disney Company, em 1922, Walt fundou a companhia Laugh-O-Gram Studio em 1921, com a qual realizou bem sucedidos curtas-metragens baseados em contos infantis. 
No entanto, as despesas de produção superavam os ganhos e um ano depois a empresa faliu.


Antigamente quando americanos queriam protestar eleições presidenciais eles escreviam não-candidatos em seus votos, advinha quem foi o mais votado?


Todos os atores que interpretam o ratinho em parques temáticos tem de ter uma altura entre 1,42 e 1,57 m. Assim ele fica mais amigável para as crianças.


Essa última curiosidade você mesmo pode procurar, em todos os filmes animados da Disney o Mickey e seus amigos aparecem em easter eggs, seja nas pintas de um dálmata ou apenas andando na rua você sempre pode ver o ratinho e seus amigos por aí.

Se você gostou dessa matéria curta o nosso facebook e leia mais curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...