sábado, 5 de junho de 2021

Curiosidades sobre filmes que você não sabia

Qual o filme mais longo do mundo? Qual o mais caro? O que mais deu lucro? O mundo cinematográfico é cheio de curiosidades, confira essas e mais algumas nessa matéria.

Que Senhor dos Anéis que nada, o filme mais longo já feito é "Logistics", um filme artístico sobre tecnologia criado por Erika Magnusson e Daniel Andersson, o filme tem 51,420 minutos, ou seja, 857 horas, para ver o filme inteiro você precisa de 35 dias e 17 horas. Apenas o trailer do filme tem 7 horas e 10 minutos.

Já o filme mais curto do mundo é o 1 Second Film, como o nome indica o "longa" tem apenas 1 segundo, ele é na verdade um projeto colaborativo que conta com o apoio de vários atores e patrocinadores famosos, o filme tem 1 segundo de duração composto por 12 pinturas, seguido de 1 hora de créditos.

Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides (Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas) tem a honra de ser o filme mais caro do mundo, ele custou em torno de $ 378 milhões para ser feito. E se você pensa que ele foi um fracasso de bilheteria você se engana, Jack Sparrow... quer dizer... Capitão Jack Sparrow e seus amigos lucraram um total de $ 1,045 bilhão. Apenas nas criticas ele foi um fracasso, mas com 1 bilhão no bolso quem liga não é?

O Ninja das Caldas por outro lado é o filme mais barato do mundo, feito em Portugal ele conta a história de um ninja que tenta vingar sua namorada, o projeto inteiro custou 30 euros.
O dinheiro foi gasto em fitas de vídeo Hi 8, no aluguel do barco para a cena de flashback e tinta vermelha para fazer o sangue falso. Cada ator morreu pelo menos 3 vezes já que eles não tinham extras, e eles só tinham um par de botas ninjas, então os atores tinham de usar um de cada vez e depois trocar.

A Bruxa de Blair ainda tem a honra de ser o filme mais lucrativo do mundo, ele custou apenas $60.000 e lucrou um total de $248.579.099.
Esse filme também é responsável por lançar a moda de gravar filmes de terror como se fossem documentários gravados por um dos personagens.

O filme que mais lucrou (independente de quanto custou) é complicado de nomear, tecnicamente esse seria Avatar que teve um lucro de $2,787,965,087, e depois, quando foi relançado na China em 2021 $2,847 bilhão. Mas se nós considerarmos a inflação que o dólar teve nos últimos anos o filme mais lucrativo do mundo foi ...E o Vento Levou, que na época lucrou $390 milhões, só que esse dinheiro em 1939 é o equivalente hoje a $3,440,000,000, sendo então o filme mais lucrativo do mundo.

O primeiro filme do mundo foi feito em 1878 por Edward Muybridge, o curta foi apelidado de Galloping Horse e mostra um cavalo sendo montado enquanto galopa. Esse foi o primeiro filme feito com imagens em alta velocidade que dão a impressão de movimento.

O primeiro filme colorido foi La Vie et la passion de Jésus Christ lançado em 1903. O longa era uma adaptação bíblica de 44 minutos, nenhum ator falou no filme. O filme acabou sendo relançado em 1932.

The Jazz Singer (O Cantor de Jazz) de 1927 foi o primeiro filme falado da história, ainda bem né porque com esse titulo seria bizarro se ninguém falasse.
O filme porém ainda é considerado super-racista por muitos e vendo a imagem acima você deve entender o porque.

One Potato, Two Potato foi o primeiro filme do mundo a ter um casal inter-racial, ele foi lançado em 1964, no mesmo ano que os E.U.A baniram a segregação racial.

O Titanic é um clássico do cinema, mas ele também é um ótimo exemplo de como não prestar atenção em um filme, no total ele tem mais de 280 erros de continuação, são pessoas que desaparecem, câmeras refletidas em objetos, objetos que movem de lugar, e se você prestar atenção no começo do filme dá pra perceber que os passageiros do navio são feitos de pura computação.
Outra curiosidade sobre o filme é que custou mais pra se fazer o longa do que o navio de verdade.

Stepin Fetchit, você nunca ouviu falar desse cara mas ele é importante para a história cinematográfica, ele foi o primeiro ator negro que venceu o preconceito a teve uma carreira de sucesso. Seu nome verdadeiro era Lincoln Theodore Monroe Andrew Perry, nascido na Flórida ele usava preconceitos a seu favor e criava personagens com isso em mente.
Perry transformou o personagem de Fetchit em uma carreira de sucesso no cinema, tornando-se o primeiro ator negro a ganhar um milhão de dólares. Ele também foi o primeiro ator negro a receber crédito em um filme.
Sua carreira porém chegou ao fim quando negros começaram a criticar os seus papéis que apenas perpetuavam estereótipos racistas,

Você já assistiu Jurassic Park? Então aqui vai algo pra você nunca mais ver o filme da mesma maneira, o barulho que os dinossauros fazem na verdade eram tartarugas fazendo sexo. Os produtores usaram o som do acasalamento dos bichinhos para dar vida aos grunhidos dos dinos.

Embora nós possamos assistir muitos filmes clássicos da década de 20 nós também perdemos muito, cerca de 90% dos filmes feitos antes de 1929 estão perdidos, já que não existem cópias deles.

O Poderoso Chefão é considerado um dos melhores filmes já feitos, mas quem mandava na produção não era o diretor, era a própria Máfia. O motivo da palavra "máfia" não ser dita no filme não era para manter o mistério, a Máfia de verdade proibiu o filme de dizer essa palavra, e eles, claro, obedeceram.

Embora hoje em dia trailers sejam usados para fazer propaganda de filmes, eles originalmente eram mostrados depois do filme, mas isso não durou muito porque as pessoas se cansavam e saiam do cinema.

É comum que filmes de ação sejam acelerados para que as cenas de luta fiquem melhor, mas os filmes de Bruce Lee fugiam a regra, ele era tão rápido que eles tinham de desacelerar as imagens para colocar no filme.

Embora Hollywood seja considerado o berço do cinema, a Nigéria faz mais filmes por ano do que os E.U.A. Eles são quase todos feitos com baixo orçamento. Mas acredita-se que em números brutos a Índia (Bollywood) faça o maior número de filmes de todos os países.

O filme The Homesteader (1919) fez história por ser o primeiro filme dirigido por um negro, Oscar Micheaux dirigiu vários filmes durante sua carreira, a maioria com um elenco negro. O filme foi anunciado na mídia como "um elenco todo de crioulos".

O Godzilla de 2014 tinha tudo que os fãs queriam, menos o Godzilla, no filme de 123 minutos o monstro só aparece em 8.

O filme Rocky é um clássico, mas ele nunca foi feito para ser um sucesso, com baixo orçamento o filme foi gravado em apenas 28 dias, ninguém (nem a produção do filme) esperava que ele fosse um sucesso.

Poucos sabem mas o famoso Yoda de Star Wars foi inspirado em parte por Albert Einstein.

Alice Guy foi a primeira mulher diretora de filmes do mundo, sua carreira inclui mais de 1000 filmes (a maioria curtas) espalhados por 20 anos de carreira, além disso ela administrou seu próprio estúdio e serviu de inspiração para vários artistas, como Alfred Hitchcock e Barbra Streisand. 
Sua carreira começou em 1894 e durou até 1922.

O Filme De Volta Para o Futuro usou um carro DeLorean como máquina do tempo, mas podia não ser assim, originalmente eles iam usar uma geladeira, mas os cineastas ficaram com medo que crianças tentassem imitar o filme em casa e se trancassem por acidente dentro de geladeiras, eles então usaram algo que as crianças não tinham acesso, um carro.

Quando Charlie Chaplin foi receber um Oscar Honorário ele recebeu aplausos por 12 minutos, a mais longa ovação da história do Oscar.

A primeira animação 3D do mundo foi provavelmente Toy Story de 1995, a tecnologia era tão recente que a Pixar teve de criar ela do zero.

Já Fantasmagorie (1908) foi o primeiro desenho do mundo, ele tinha 1:20 minutos de duração e foi dirigido pelo francês Émile Cohl.

O filme Frozen foi um sucesso bilionário, e ainda bem porque ele foi bem complicado de se fazer, pra se ter uma ideia ele tecnicamente ficou em produção por 70 anos.
A ideia original chamada A Rainha do Gelo foi concebida em 1943, mas o filme só foi lançado em 2014. 

Também vale saber que apenas a cena onde Elza constrói o seu castelo demorou 9 meses para ser feita. O mesmo tempo que um humano de verdade leva pra ser criado.

Se você gostou dessa matéria, que tal você ir até o nosso facebook e curtir a nossa página? Basta clicar em Real World Fatos e curtir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário