sábado, 29 de maio de 2021

Jogos que acabaram virando outros jogos

Fazer uma sequência é complicado, tem de ser melhor (ou pelo menos tão bom) quanto o primeiro, tem de agradar os fãs e claro, tem de ser parecido com o restante da série. Mas ás vezes os criadores vão a loucuras e fazem algo nada a ver, o jeito então é transformar aquele jogo em outro jogo.
Confira alguns games que na verdade eram pra ser totalmente diferente.

Resident Evil virou Devil May Cry

É isso aí, uma das séries mais famosas do mundo dos games era originalmente uma sequência para... bom, outra da saga mais famosa do mundo dos games.
O jogo estrelado pelo caçador de demônios Dante foi originalmente feito para ser o primeiro jogo Resident Evil para Playstation 2, Dante era basicamente o matador de zumbis Leon Scott Kennedy (daí a semelhança física). O problema (como eu já disse na introdução) é que os criadores foram a loucura, eles colocaram elementos que não tinham nada a ver com a saga, o gameplay também era muito diferente, por isso Hideki Kamiya foi orientado por Shinji Mikami a se "desligar" da popular franquia de zumbis da Capcom. Ele continuou trabalhando no projeto que foi renomeado Devil May Cry.

Chivalry: Medieval Warfare era na verdade Half Life 2

Quando Half Life 2 foi lançado ele se tornou muito popular, e claro que com a popularidade vem os hackers que criam seu próprio conteúdo em cima de jogos mais famosos, um desses mods foi Age of Chivalry, que, para a surpresa geral, também foi bem recebido, tanto que em 2012 ele virou um jogo completo chamado Chivalry: Medieval Warfare.
Tanto Half Life 2 quanto Chivalry tem basicamente o mesmo gameplay, onde você (em primeira pessoa) usa armas para um combate mais próximo.

Doom III virou The Dark Mod

Depois do sucesso da saga Doom muitos fãs criaram seu próprio conteúdo em cima do jogo, mas um deles se destacou: The Dark Mod, um jogo criado em cima de Doom mas baseado na saga de games Thief.
Tanto Doom como Dark Mod tem grandes semelhanças, controles parecidos, mapas mais lineares, jogabilidade em primeira pessoa, e claro, monstros para matar. O que realmente muda é a história, TDM é ambientado em um mundo Steampunk com elementos da Era Vitoriana e fantasia. Já Doom é sobre um fuzileiro espacial mandado para uma missão de rotina em Marte, onde ele acaba tendo de atirar em tudo que se mexe para sobreviver.

X-Men: The Ravages of Apocalypse é uma expansão de Quake

O que os mutantes mais famosos do mundo tem a ver com Quake, apenas mais um jogo de computador de tiro em primeira pessoa, criado pela Id Software e lançado em 1996? Tudo.
Esse jogo em particular dos X-Men nada mais é do que uma expansão de Quake, feitos com a mesma Engine o único jeito de você jogar Ravages of Apocalypse era tendo o jogo original já instalado.
X-Men mudou todas as armas de Quake e também a trama, todos os inimigos do original foram substituídos por versões robóticas de X-Men famosos e para completar cada mutante recebeu um poder diferente.
Essa foi a primeira vez na história que um mod de conversão total foi lançado.

The Punisher virou Saints Row

A série de games mais maluca do mundo onde você começa como um gangster de rua e termina como o presidente dos E.U.A enfrentando aliens só foi possível graças a Frank Castle, o Justiceiro.
The Punisher é um jogo de tiro em terceira-pessoa desenvolvido pela Volition, Inc. e distribuído pela THQ baseado no anti-herói dos quadrinhos. Já Saints Row é uma série de jogos de tiro em terceira-pessoa criada pela Volition, Inc. e publicada pela THQ, e ambos usam a engine Havok. Muita coincidência? Claro que não.
Punisher abriu as portas para Saints Row, muito da jogabilidade do primeiro foi reutilizada no segundo. Tanto que em Saints Row The Third é possível achar easter eggs do Frank Castle.

Universal Soldier virou Mortal Kombat

Uma das maiorias franquias de luta do mundo poderia nunca ter existido. Em 1991 Ed Boon e John Tobias foram abordados para criar uma adaptação para videogame do filme Universal Soldier, estrelado pelo ator de filmes de artes marciais Jean-Claude Van Damme. Eles tinham a intenção de tornar o jogo "muito mais hardcore, um pouco mais sério, um pouco mais como Enter the Dragon ou Bloodsport" para não ficar parecido com Street Fighter II, uma equipe de quatro pessoas foi montada para fazer o game.
Mas o projeto não deu certo, aparentemente eles não tiveram permissão para usar a imagem de Van Damme e nem a marca Bloodsport. Mesmo assim eles continuaram trabalhando no projeto, desenvolveram novos personagens, uma nova história e renomearam o game para Mortal Kombat, o personagens Johnny Cage é na verdade uma paródia de Van Damme.

Angry Birds é uma cópia de Crush the Castle

Destruir um castelo e o que tiver dentro dele jogando munição que pode explodir, se multiplicar, etc, essa era a premissa do Crush the Castle, um jogo grátis que fez sucesso online, tanto sucesso que Angry Birds decidiu copiar todo o seu gameplay, apenas trocando a munição por pássaros.

Donkey Kong veio do Popeye

Pode parecer estranho mas originalmente o jogo do gorila mais famoso dos games era na verdade um jogo do marinheiro mais famoso da TV. 
O designer de jogos Shigeru Miyamoto admitiu que sua ideia original era criar um videogame do Marinheiro Popeye, mas um acordo entre a Nintendo e a King Features Syndicate não foi alcançado, fazendo com que Miyamoto realizasse seu jogo com personagens originais. Popeye virou Jumpman, Olivia Palito virou Pauline e Brutus virou o Donkey Kong.
Curiosamente, depois de ver o sucesso de Donkey Kong a KFS deixou a Nintendo criar um jogo do Popeye, mas ele nunca foi tão bem sucedido quanto a sua "cópia".

Star Fox Adventures era na verdade Dinosaur Planet

Apenas observando a imagem acima você consegue ver as semelhanças entre os dois games não é? A verdade é que Star Fox Adventures não era originalmente um jogo da Star Fox, na verdade ele era um jogo do Nintendo 64 com o nome de Dinosaur Planet que não tinha absolutamente nada a ver com o personagem Fox McCloud.
Dinosaur Planet estrelava Saber, uma raposa que, apesar de se parecer muito com o Fox da Nintendo, era na verdade uma raposa totalmente nova. Shigeru Miyamoto, da Nintendo, encontrou-se com a Rare e notou as semelhanças entre os personagens das duas franquias, ao invés deles se processarem ele sugeriu alcançar um meio-termo. Decidiu-se que os dois games seriam misturados em um só, criando Star Fox Adventures: Dinosaur Planet, e depois apenas Star Fox Adventures, um jogo para GameCube que agradou os fãs da saga.

Doom era uma adaptação do filme Alien

Doom é realmente um marco na história dos games, mas originalmente ele seria bem diferente, o jogo era apenas uma adaptação do filme Alien (no Brasil Alien - O 8.º Passageiro).
Feito em primeira pessoa o jogo seria sobre um personagem em um planeta desconhecido lutando contra aliens, ou xenomorphs. Mas o acordo com a 20th Century Fox nunca foi concluído, mesmo assim a equipe continuou trabalhando no game, os alien viraram demônios e o planeta desconhecido virou Marte. Assim nasceu o jogo que lançaria a popularidade dos FPS que dura até hoje.
Curiosamente quando um jogo da saga alien finalmente foi lançado ele foi considerado uma cópia não tão popular de Doom.

Dead Space era originalmente uma sequência de System Shock

System Shock é um jogo eletrônico estilo RPG de ação em primeira pessoa, e Dead Space é um shooter de terror, ambos os jogos se passan a bordo de uma estação espacial dominada por monstros.
Antes de Dead Space existia System Shock 3, mas algo mudou os planos da equipe e esse algo era nada menos do que Resident Evil 4. Depois do sucesso do jogo de zumbis da Capcom o time de System Shock (principalmente o designer Ben Wanat) ficou impressionado com tudo, o gameplay, a ambientação, a história, as cutscenes, tudo era perfeito. Depois de jogar RE4 eles perceberam que em comparação System Shock 3 era uma droga. Eles então refizeram todo o gameplay e acabaram criando o aclamado Dead Space.

Sleeping Dogs era True Crime Hong Kong que era Black Lotus

Black Lotus era um jogo que se passaria em Hong Kong e estrelaria uma policial infiltrada (supostamente inspirada na atriz Lucy Liu), mas a Activision não estava confortável em gastar tanto dinheiro em um game original estrelado por uma mulher, então a desenvolvedora fez uma mudança e o jogo passou a ser uma nova sequência de True Crime chamada True Crime: Hong Kong.
O jogo foi anunciado oficialmente em 2009 ainda com o nome True Crime: Hong Kong, ele seria o terceiro capitulo da série True Crime. Ele ia ser distribuído pela Activision mas teve inúmeros atrasos e por causa do fechamento da produtora Luxoflux, que produziu o jogo, ele acabou por ser cancelado pela Activision em 2011. 
Seis meses depois, foi anunciado que a Square Enix adquiriu a propriedade intelectual do jogo, mas eles tiveram que mudar o nome do game para Sleeping Dogs em 2012 porque a Square Enix não ficou com os direitos do nome True Crime.
Mesmo com tudo isso é bom ressaltar que a história e gameplay do jogo não mudou muito, você pode até mesmo comparar ele assistindo o vídeo acima. E abaixo você compara os trailers dos games.


Mario Bros nasceu de Donkey Kong

Se você acha o personagem principal de Donkey Kong parecido com o Mario Bros não é por acaso. O personagem do DK chamado de Jumpman é o percursor do encanador mais famoso do mundo. 
Shigeru Miyamoto nomeou originalmente o personagem de "Mr. Video", e ele deveria ser usado em todos os jogos desenvolvidos por Miyamoto, mas durante sua aparição em Donkey Kong ele originalmente não foi nomeado, na versão americana foi chamado de Jumpman (Homem Pulante) já que seu único movimento era pular, e ele era um carpinteiro. Depois (em homenagem ao dono do armazém da Nintendo) ele foi renomeado Mario e sua profissão virou encanador, além disso ganhou nacionalidade italiana.
Miyamoto admitiu que se tivesse usado o nome Mr. Video o personagem não teria sido o sucesso que ele foi.

Se você gostou da matéria, visite e curta o nosso facebook: Real World Fatos, lá tem ainda mais matérias divertidas e curiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário