sábado, 19 de junho de 2021

Curiosidades sobre países #15 - Folclore

Aqui no Brasil nos temos Saci-Pererê, Boitatá, Curupira e outras lendas que são contadas por diversas gerações. Mas e no Japão? Estados Unidos? O que eles contam para as crianças? Conheça agora um pouco do folclore internacional.

Praticamente a lenda que inspirou todas as outras, o Bogeyman (traduzido no Brasil como Bicho-Papão) é uma lenda de origem europeia, criada muitos séculos atrás que se espalhou por quase todos os países do mundo. Criado para assustar crianças e forçar elas a se comportar, o monstro nunca ganhou uma aparência oficial, ele é aquilo que a criança acha que ele é, o que ela mais teme.
O personagem se tornou um ícone mundial e já apareceu em filmes, séries, músicas, games, HQ's e muito mais. É provavelmente a única lenda que tem sua própria versão em diversos países.

O Abura-akago (Bebê do óleo) é uma lenda infantil japonesa. Ele é o espirito de uma criança que rouba o óleo das lamparinas das pessoas, deixando elas no escuro.
Segundo outra versão da lenda o Abura era um ladrão que roubava o óleo das lamparinas das estradas e quando ele finalmente morreu ele foi amaldiçoado e sua alma virou o fogo que queima nas lamparinas.


O Jackalope é uma criatura do folclore norte-americano, ele é o cruzamento entre uma lebre (Jackrabbit) e um antílope. Assim como acontece com o Pé Grande, muitos caçadores já disseram ter visto o Jackalope, mas até hoje nenhum foi pego. Existem várias versões sobre a origem da lenda, mas é possível que ela tenha se originado na América Central com o povo Huichol, que contavam lendas sobre coelhos com chifres e antílopes que recebiam seus chifres de coelhos, mas eles nunca juntaram os dois animais em um só.

Com certeza a lenda mais famosa do Porto-Rico o Chupa-Cabra já apareceu em diversas culturas da América Latina, sua aparência sempre muda, para alguns ele é um cachorro sem pelo, para outros ele é um alien, só o que se sabe é que ele ataca o gado das fazendas, sugando seu sangue.
Até hoje não existem provas de esse animal já tenha existido, muito menos de que ele seria uma espécie nova, todos os "chupa-cabras" já capturados foram examinados e todos são espécies já catalogadas, normalmente é um cão ou coiote com sarna.

No folclore francês existem as Dames blanches (Damas Brancas), que são espíritos de mulheres que normalmente aparecem em florestas, principalmente perto de cavernas. Segunda a lenda elas atraem pessoas até seus "esconderijos" e pedem para eles se juntarem a elas em seus círculos de dança. Se a pessoa for educada ela pode passar, mas se não for eles serão atormentados pelos animais da floresta.
Versões dessa lenda também aparecem nos Países Baixos, Alemanha e Normandia.

Para os russos, ucranianos, sérvios, búlgaros, macedônios, checos e poloneses existe o Firebird (Pássaro de Fogo), que é basicamente uma fênix. Segundo "relatos" o pássaro é parecido com um pavão, mas suas penas brilham em vermelho, laranja e amarelo, mesmo se elas foram arrancadas ainda podem iluminar um quarto inteiro, o que faz com que muitos saiam para caça-la, mas eles sempre voltam de mãos vazias.

Para os povos árabes os Jinn são seres sobrenaturais mencionados em textos islâmicos, suas aparências mudam, mas são sempre descritos como demônios feitos de fogo e fumaça. Ainda segundo as lendas os Jinn são como humanos, eles podem ser malvados, bons ou neutros. 
Os Jinns, junto com os homens e os anjos, formam a trindade das criações de Deus, ou seja, eles basicamente são iguais aos demônios do cristianismo.

O Wendigo é um mito do folclore nativo norte-americano que se espalhou por vários países, principalmente o Canadá. O monstro normalmente é associado com canibalismo, ganancia e assassinato, alguns dizem que o Wendigo é um humano qualquer, que passou muita fome durante um inverno rigoroso, e para se alimentar, comeu seus próprios companheiros, já outros acham que ele é um espirito maligno que se apossa do corpo de humanos.
De acordo com a mitologia indígena, para destruir um Wendigo é preciso queimá-lo, porque o Wendigo sobrevive a qualquer tipo de ferimento, tais como esfaqueamento ou ferimentos provocados por balas.

Com certeza a lenda mais famosa da Escócia o Monstro do Lago Ness já fez muitas pessoas duvidarem de sua existência. O pequeno monstro, muitas vezes apelidado de Nessie, seria uma espécie de dinossauro que sobreviveu a extinção e agora habita o Lago.
Mesmo já tendo sido provado que o monstro não existe, o público acredita em suas histórias há quase 200 anos, e devem continuar acreditando por muito tempo.

Parte do folclore budista, a lenda do Elefante de 3 Cabeças é muito contada na Tailândia. O Airavata é um elefante branco que carrega o Deus Indra nas costas. Em algumas versões ele tem 10 presas e 5 trombas.
O folclore budista ainda é muito difundido na Ásia, mas fora dela ele está desaparecendo lentamente.

Curtiu a matéria? Curta também o nosso Facebook: Real World Fatos e veja mais matéria interessantes.

Um comentário: