sábado, 10 de setembro de 2022

Curiosidades e fatos sobre a inigualável Rainha Elizabeth II

Primeiro falamos da lenda viva Vladimir Putin, depois do líder supremo Kim Jong-un, e agora você vai descobrir um pouco mais sobre a famosa Rainha Elizabeth II do Reino Unido.

Em 15 de setembro de 2015, Elizabeth Alexandra Mary se tornou a monarca há mais tempo no poder do Reino Unido, e a rainha há mais tempo no poder da história do mundo. Ela se tornou rainha 64 anos atrás em 1952. Esse meio tempo foi o suficiente para os E.U.A terem elegido cerca de 15 presidentes, e ela conheceu e apertou a mão de quase todos eles.

Embora ela ainda seja conhecida como Rainha da Inglaterra, ela era muito mais do que isso, ela era a Rainha do Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales) e de quinze outros estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados. Ela é ainda a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e, em alguns de seus reinos, possuía o título de Defensora da Fé.

Um dos hobbies favoritos da Rainha era a fotografia, e ela também gostava de ser fotografada. Em sua vida ela tirou mais de 130 retratos oficiais.
Dizem que Elizabeth também era especialista em cavalos e na raça de cachorros Corgi, ela já teve mais de 30 cães dessa raça durante seu reinado.

A Rainha fez mais de 266 viagens internacionais em sua carreira de monarca, seu meio de transporte preferido era o trem, tanto que Londres batizou um de seus trens em homenagem a ela.
Ela também era a única britânica que não precisa de um passaporte para entrar e sair do país.

Por incrível que pareça, durante a Segunda Guerra Mundial Elizabeth serviu ao Exército Britânico como segunda tenente e também trabalhou como mecânica. Seus carros favoritos eram os Land Rovers. Mesmo assim a Rainha não tinha carteira de motorista, e seus carros não precisavam ter placas.

A Rainha gostava de exibir o luxo da vida da família real, sua coroa imperial tem 2.868 diamantes. Sua bolsa favorita, da marca Launer, custa R$ 8.500 e ela tinha mais de 200 exemplares em seu armário. Estima-se que a fortuna da Rainha era algo em torno de $ 550 milhões, mas em 2014 as despesas com a rainha custaram aos súditos britânicos cerca de R$ 194 milhões.
A monarca também era legalmente dona de todos os cisnes e golfinhos do Reino Unido e madrinha de 600 organizações filantrópicas. Seu rosto aparece em moedas e bilhetes de pelo menos 45 países diferentes.

Em 9 de julho de 1982, Michael Fagan invadiu o Palácio de Buckingham e entrou no quarto da Rainha. Ela ficou 10 minutos enrolando ele, perguntando sobre seus filhos e seus problemas mentais, até que ele lhe pediu um cigarro e ela finalmente conseguiu chamar a segurança.

Ela nunca chamava a mulher de seu neto William pelo apelido de Kate, e sim pelo seu nome de batismo, Catherine, considerado mais "real". Seu bisneto George a chamava de "Gan-Gan".

Com mais de 95 anos de idade a Rainha sempre gostou de tomar um copo de gim antes do almoço e depois das missas. Sua mãe também gostava de beber e chegou a viver até os 101 anos. Mas ela odiava cigarros e crustáceos, jogou fora as peles de seu guarda-roupa e evitava partidas de tênis, peças de teatro, concertos e arte abstrata, que considerava "aborrecidos". Ela gostava de costeletas de cordeiro, corridas de cavalos, romances policiais e quebra-cabeças.

A Rainha deixou para trás 4 filhos, 8 netos e 12 bisnetos. Seu filho mais velho Charles estava esperando para subir ao trono desde 1952.
Também vale lembrar que ela e seu marido Phillip eram na verdade primos de terceiro grau.

Enquanto a Rainha ainda estava no poder foram necessários 12 Primeiros-Ministros para acompanhar ela.

Elizabeth pagou pelo seu vestido de noiva com a ajuda de cupons de desconto, na época o país estava passando por um racionamento de roupas devido as guerras. No fim de sua vida ela recebia um salário milionário do governo.

Sua coroação foi a primeira a ser televisionada, e sua família foram os primeiros da realeza britânica a aparecer em seu próprio documentário de TV, que foi um grande sucesso. Para se ter uma ideia 3/4 da população britânica assistiram o documentário.

A Rainha Elizabeth II é conhecida por outros nomes em alguns países, por exemplo: no Brasil ela se chama Isabel II, na língua Maori ela é conhecida como Kotuku, que significa "a garça branca", na Nova Guiné ela se chama "Missus Kwin" ou "Mama pertencente a grande família".

O título oficial completo da Rainha é: Sua Majestade Elizabeth Alexandra Mary Segunda, com a Graça de Deus, da Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e territórios Além Mar, Rainha da Comunidade Britânica e Defensora da Fé.

Se você curtiu a matéria não deixe de curtir o nosso Facebook e ler mais matérias curiosas e interessantes como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário