Loading...

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Conheça todas as armas usadas pelos ninjas

Quem nunca quis ser ou apenas ter a habilidade de um ninja? Guerreiros que viraram um ícone global os ninjas (忍者), ou Shinobis (忍び), eram agentes secretos do Japão feudal especializado na arte da guerra não ortodoxa. Suas funções incluíam espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato. Os ninjas também ficaram conhecidos por utilizar métodos secretos e diversas ferramentas para realizar suas tarefas. Conheça agora todas essas ferramentas.
E se você se interessar pelo tema clique aqui e veja as armas usadas por outros tipos de guerreiros famosos, incluindo vikings, samurais e até agentes secretos.

O ashiko são espinhos colocados nas solas dos pés (calçados ou descalços), eles tem a função de ajudar o ninja a subir em lugares altos, como árvores por exemplo. Normalmente eles são usados em conjunto com o Shinobi-Shuko.

O shinobi-shuko tinham inicialmente a função de ajudar os ninjas a subirem em árvores e paredes, mas com o passar do tempo os guerreiros começaram a utilizar ele como uma arma mortal, usando seus espinhos para se defender e atacar seus inimigos.

O kaginawa é um simples gancho. "Kage" significa gancho e "nawa" significa corda. A ferramenta tinha diversos usos: escalar paredes, atacar inimigos, amarrar prisioneiros, carregar equipamentos e suprimentos, e até para invadir barcos inimigos.

Os primeiros ninjas eram na verdade simples camponeses, então era muito comum ver ferramentas agrícolas transformadas em armas, o bakuhatsugama é uma delas. Amarrando um peso no final de uma foice os shinobis criaram uma arma mortal e prática, se quisessem se livrar da arma, bastava joga-la em um rio e o peso fazia todo o trabalho de desaparecer com ela.

O hanbō é a arma mais comum dos dojos, ele é um bastão de madeira com cerca de 90 cm de comprimento. Eles são populares por serem abundantes na natureza e porque poucas pessoas o veem como uma arma mortal. Sua defesa é impressionante e seus ataques variam entre torções corporais e pancadas diretas, que podem facilmente levar a traumatismos.

O chigiriki consiste de um pedaço de madeira oca (geralmente de bambu) ou sólida, com uma corrente e um peso de ferro no final. Como ela é uma arma pesada ela é capaz de infligir ferimentos fatais mesmo se a pessoa segurando seja alguém sem treinamento.

O fukedake é uma zarabatana feita de materiais caseiros, os dardos são chamados de fuki-ya. Shinobis experientes conseguem atingir alvos a 20 metros de distancia e é muito comum colocar algum tipo de veneno na ponta dos dardos, o tubo também era usado para ajudar o ninja a respirar debaixo d'água sem subir até a superfície. 

O Jutte (ou Jitte, que literalmente significa "dez mãos") era inicialmente uma arma samurai, mas os ninjas também aprenderam a usa-lás. Ela é basicamente uma espada sem ponta, acredita-se que se tornaram populares no Japão feudal, quando os guardas do palácio eram proibidos por lei de trazer espadas para dentro do palácio de um líder.

O kakute é um anel com pontas afiadas e muitas vezes venenosas. Era usado para surpreender o adversário, pois poderia ser facilmente escondido. Normalmente usado no dedo do meio ele também servia para agarrar um adversário durante uma luta. 

Originalmente usada para colher o arroz, o kama virou uma arma poderosa, consiste em uma ou duas foices que podem ser usadas para ataque e defesa. Também é comum que uma corrente ligue as duas peças, essa corrente é utilizada para enforcar o inimigo e realizar torções não letais.

O yari é uma lança que pode ser usada para ataque, defesa e caça de alimento.

O kama yari é a combinação de uma lança com uma foice, as lâminas também são usados como ganchos, elas podem derrubar cavaleiros de seus cavalos ou apenas prender inimigos no chão.

O kayaku ire é simplesmente uma bolsa de pólvora. O material explosivo podia ser armazenado nesta bolsa de forma relativamente segura para ser usado depois.

O kobutan é uma arma de auto-defesa, projetado para ser usada em um punho fechado, como uma espécie de soco inglês. Os espinhos devem ser encaixados nas "riscas" do Kobutan. É útil para golpear cotovelos, cabeça, pernas e mãos.

A kuda bashigo é uma escada portátil com pesos (ou lâminas) nas extremidades, era usada para invasão e retirada de reféns e feridos. Também podia ser usada para amarrar prisioneiros.

kusari fundo é basicamente dois pesos ligados por uma corrente, era mais usada para auto-defesa do que ataque, mas pode causar danos mortais se manejada corretamente.

O metsubishi (palavra que significa algo como "esmaga olho") é uma espécie de mini-bomba usada para distrair e cegar o inimigo. Embora a visão só seja prejudicada temporariamente por este pó (que pode ser areia, terra, cinzas, urtiga, pimenta moída e até farinha) isso dá tempo suficiente para o ninja realizar sua fuga.

Essas espada gigantes foram feitas especialmente pelos samurais para derrubar cavalos, seu nome "naginata" pode ser traduzidos para "espada derrubadora". A lâmina chega a ter 90 cm enquanto apenas o cabo tem 1,5 metros.

A tetsu bishi era usada para armadilhas, suas pontas afiadas penetravam nas botas dos inimigos, isso fazia com que eles não pudessem se movimentar por longos períodos de tempo.

O bow (arco e flecha) podia ser curto ou longo e suas flechas eram normalmente revestidas com veneno. Em situações extremas o arco em si também pode ser uma arma letal, a corda é usada para causar torções e enforcar o inimigo enquanto a madeira é usada para ataques mais diretos.

As "garras do gato", como também é chamado o neko te, tem como característica principal as garras afiadas que se estendem nos dedos. Essas garras são capazes de infligir ferimentos graves já que as áreas-alvo incluem olhos, artérias, garganta, virilha e outras áreas vitais. As versões que cobrem a mão inteira são usadas para defesa.

A shikoro é um punhal de lâmina serrada, a serra tem a função de causar o maior dano possível a vítima. Como são leves e pequenas elas eram perfeitas para os ninjas carregarem em público.

A shikomizue foi feita para enganar o oponente, ela vem em vários formatos diferentes, mas normalmente são disfarçadas de bengalas, assim os shinobis podiam andar armados em público sem nenhum problema.

Estamos entrando nas armas mais famosas. A kunai é uma faca que pode ser usada em combate corpo a corpo ou para arremessos, ela também era uma ferramenta agrícola. Na verdade ela era mais usada para ajudar ninjas a escalarem lugares altos do que para lutar.

Outra ferramenta agrícola usada no plantio de arroz, a sai era usada para atacar e bloquear. Originária de Okinawa ela possui dois "dentes" salientes para fora em forma de curva conhecidos como yoku, eles servem para proteger a mão. As sais são quase sempre usados em pares. 

Shuriken pode ser traduzido como "espada na mão" e são muitas vezes referidas como estrelas ninja. Elas são feitas em uma enorme variedade de formas, algumas chegam a lembrar mais uma faca do que uma estrela. Elas são projetados para jogar em um inimigo, suas pontas afiadas são capazes de infligir graves danos se acertarem alguma artéria. Elas também eram usadas como distração, normalmente ninjas jogavam elas para o inimigo ir investigar o barulho e cair direto na armadilha.

A ninjato (também conhecida como ninja ken) é uma tradicional espada japonesa, os ninjas preferiam usar elas e não as katanas, isso porque seu tamanho era menor e, consequentemente, ela era mais fácil de esconder. Ela tem uma lâmina reta de cerca de 60 cm e uma proteção para a mão, chamada de tsuba.

A katana era a arma principal dos samurais, e não dos ninjas, e mesmo assim samurais costumavam usar ela em cerimonias e não em combate. O cabo foi feito para manejar a espada com duas mãos, a lâmina é curvada e chega a ter 90 cm, era difícil de manusear e os ninjas preferiam carregar elas nas costas, e não na cintura.

Não deixe de curtir o nosso facebook para ler ainda mais matérias como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...