27 de fevereiro de 2017

Perguntas fáceis, respostas difíceis #2

Você já se perguntou algo e quando finalmente foi ver a resposta ela parecia mais complicada do que a pergunta? Isso acontece muito, principalmente na internet, mas agora você vai saber a resposta para perguntas clássicas de uma maneira mais simples e resumida. Confira.

Por que algumas pessoas são negras?

Foto de Dorrell Tibbs na Unsplash
Se os humanos vieram do mesmo lugar, por que existem cores de pele diferentes? De maneira bem simples a resposta é adaptação. Cientistas acreditam que a África foi o berço da humanidade, e muitos também acreditam que as pessoas de pele escura sobreviviam muito bem em lugares ensolarados, já que a pele negra é mais eficiente (mas não imune) contra câncer e queimaduras solar.

Por que asiáticos tem "olhos puxados"?

Foto de Dev Asangbam na Unsplash
Ninguém sabe ao certo, uma teoria diz que os primeiros humanos a saírem da África e migrar para a Ásia enfrentaram mudanças climáticas intensas, em outras palavras, eles passaram muito frio, isso fazia com que seus olhos ficassem mais fechados para proteção. Com o passar do tempo quem tinha olhos naturalmente "puxados" tinha menos chances de ficar cego devido a neve refletir os raios do Sol, ou seja, eles tinham mais chance de sobreviver e se reproduzir.
Só que essa teoria não explica porque outros povos que viviam em lugares mais quentes também tem "olhos puxados", como por exemplo a tribo 
Khoisan (ou Coissã) da África.

Por que alguns são homens e outras são mulheres?

Foto de DIGITALE na Unsplash
No começo da gravidez todos somos tecnicamente neutros sexualmente. Os órgãos sexuais demoram semanas para aparecerem e o que influência o gênero são os cromossomos, homens apresentam dois cromossomos diferentes (X e Y) e as mulheres dois cromossomos do mesmo tipo (X e X). Já o que influência esses cromossomos ninguém sabe ao certo.

Por que temos vozes diferentes?

Foto de Clem Onojeghuo na Unsplash
Todas as pessoas dependem de suas cordas vocais para poder falar, cantar, gritar, etc. Basicamente o que diferencia as vozes são as diferenças nas pregas vocais e no formato anatômico da região que vai da laringe à cavidade nasal. Devido a tudo isso não existem duas pessoas no mundo com a mesma voz. 

De onde vem as nascentes?

Foto de Nadine Marfurt na Unsplash
A "água que nasce da Terra" pode surgir a partir de lagos, do derretimento de geleiras ou de aquíferos, que são reservatórios subterrâneos que provém da chuva, que passa pelos poros do solo e das rochas até ficar acumulada em uma camada menos permeável. Por causa da erosão ou do movimento das placas tectônicas, os aquíferos afloraram na superfície, e assim nasce uma nascente.

Por que Hitler odiava os judeus?

Foto de Karsten Winegeart na Unsplash
Todos sabem que o nazista odiava os judeus, mas você sabe por quê? Na verdade ninguém sabe, embora o ditador tenha dito que odiava judeus devido a um senso de nacionalidade (um senso bem distorcido), alguns historiadores acreditam que seu ódio tinha uma razão mais pessoal, por isso existem várias teorias diferentes sobre seu ódio, aqui vamos resumir as principais delas.
Alguns acreditam que o pai ausente de Hitler era na verdade judeu, como se isso não bastasse uma das primeiras mulheres a rejeitar Adolf romanticamente também era judia.
Outra teoria diz que o ódio do chefão nazista era devido ao médico judeu Eduard Bloch, que tratou sua mãe, que sofria de câncer de mama. Os remédios dados a ela por Bloch eram experimentais e causaram grande dor e desconforto. O tratamento deveria "queimar as células cancerígenas", mas acabou fazendo com que a mulher ficasse com a garganta paralisada. Klara Hitler morreu de câncer de mama em 1907 aos 47 anos.
O próprio ditador chegou a dizer em seus livros "Mein Kampf" que ele não tinha nenhum ódio pelos judeus por grande parte de sua vida.

Por que evangélicos não rezam para Santos?

Foto de Erica Viana na Unsplash
Existem três grandes motivos: Santos não podem interceder, Jesus é o único "meio-termo" entre homens e Deus, e idolatrar imagens é ir contra a Bíblia (Êxodo 20.4 -5 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás).

Por que chineses comem cachorros?

Foto de Penghao Xiong na Unsplash
A explicação do governo é de que isso é tradição, mas várias pesquisas já apontaram que a maior parte dos chineses não comem cachorros regularmente, apenas em épocas especiais, como no Festival de Carne de Cachorro de Yulin, um festival que já foi acusado de crueldade animal dezenas de vezes.

Por que ninguém consegue curar a AIDS?

Foto de Mika Baumeister na Unsplash
Basicamente o HIV destrói as defesas do corpo (sistema imunológico) de dentro pra fora, então seu corpo não pode se curar sozinho. Remédios até conseguem "atrasar" o vírus mas nunca conseguiram eliminar ele por completo, isso porque ele consegue se adaptar, ou seja, ele consegue incorporar sua própria informação genética na informação genética das células que ele infecta, sendo quase impossível se livrar dele completamente.

Como um videogame lê um CD?

Foto de JESHOOTS.COM na Unsplash
Basicamente do mesmo jeito que qualquer coisa lê um CD, com um leitor embutido no videogame. O console também deve ter um processador para que isso funcione. Mas esses CD's estão ficando cada vez mais obsoletos, hoje em dia você já pode baixar jogos inteiros diretamente da internet, e muitos acreditam que esse seja o futuro para os games.

Curtiu a matéria? Curta também o nosso Facebook: Real World Fatos e veja outras matérias interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário